James Dean - o herói problemático
Etiquetas: James Dean, Portugal, projecto sem causa
Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
Etiquetas: James Dean, Portugal, projecto sem causa
Etiquetas: James Dean, orçamento de Estado 2011
Etiquetas: Os progressos da PT, Submarinos
Etiquetas: Governo quer subir IVA para 23% e cortar salários da função pública
Grace Jones - Libertango
Etiquetas: David Bowie - This Is Not America, Grace Jones Libertango
Etiquetas: Teixeira dos Santos no second life
Sem querer fazer falsas comparações, não resistimos aqui a recuperar aquele pedaço da história em que o país assistiu ao famoso Congresso da Figueira da Foz em que Cavaco foi estrear o seu velho citroen, saindo de lá quase consagrado PM de Portugal. Com isto não pretendo comparar ambos, Leite é muito mais culto, mas este professor catedrático da área de economia - pode vir a dar cartas num futuro próximo.
Etiquetas: A emergência fulminante de António Nogueira Leite, candidato a PM
Etiquetas: Cavaco, destruição agricultura, Economia do mar, marinha mercante, passivo
Etiquetas: historiador, jornalista, Laurentino Gomes
Obs: Razão tem Alegre ao criticar o abuso de Cavaco no desempenho das suas funções de chefe de Estado - que aparecem inúmeras vezes mitigadas com a sua campanha eleitoral. Até um ceguinho vê... Mas também é lícito perguntarmos o que faria Alegre caso fosse PR em funções: colar-se-ia ao BE e ao PCP contra o Governo, como fez nos últimos dois anos (?) O problema de Alegre é que ficou sem autoridade moral e política para hoje dar uma imagem de credibilidade e de competência no exercício das funções presidenciais e, ao mesmo tempo, ser equidistante das forças que compõem o espectro partidário em Portugal. E assim Cavaco, de silêncio em silêncio, o vai "matando" politicamente, adiando a sua apresentação formal a Belém (enquanto vai fazendo campanha), com a agravante de agora o poeta ter de fazer declarações que desgastam ainda mais precisamente o partido que o apoio formalmente a Belém: o PS. O poeta Alegre não só caiu num beco, como também desgasta a imagem do Governo mais rapidamente neste caldo político que navega entre a crise e a recessão. Nem um poema salvaria hoje Portugal. Navegar é preciso, mas isso é mais com o Fernando Pessoa...
Etiquetas: A razão e desrazão de Alegre
Imitação: Cavaco Silva toma posse
Etiquetas: Uma metáfora do Estado a que chegámos...
Etiquetas: Altruísmo por interesse
Obs: Aquilo que me surpreende no dr. Mário Soares é a sua resiliência ao envelhecimento, ele já viu toda uma geração de homens partir: Mota Pinto, Sá Carneiro, Magalhães Mota, Salgado Zenha, Cunhal entre muitos outros.
Contudo, nesta entrevista Soares procura fazer três coisas: 1) dar uma mão a Sócrates; 2) intimidar PPCoelho que elogia para, logo de seguida, designar de inexperiente; 3) e dar mais uma sticada no poeta Alegre - que espartilhou o eleitorado do PS nas últimas eleições presidenciais que serviram, entre várias coisas, para humilhar políticamente o velho leão da política portuguesa.
Tudo isto revela que, afinal, Soares continua a ter uma memória de elefante. Ele não perdoa nem esquece. E a prova disso é que o vemos valorar as iniciativas de Cavaco (de Cavaco!!!) só para minar o terreno a Alegre.
De resto, este é um candidato em que nem o próprio PS acredita. Alegre é, assim, uma imposição ao PS, ante o deserto de candidatos credíveis para disputar com Cavaco o 1º lugar no aparelho de Estado. Ainda por cima, comportando a estrondosa desvantagem de o poeta ser o candidato apoiado, em 1ª instância, pelo BE, o partido político mais radical e anti-sistema em Portugal.
Ou seja, com esta entrevista Soares, por um lado ajuda Socas, intimidando PPCoelho; mas, por outro, limita o campo de actuação do poeta apoiando o campo sociológico de Cavaco a Belém.
Nesta cambalhota, Soares dá com uma mão aquilo que com a outra tira ao actual PM. E com isso procura executar a sua vendetta pessoal que remonta às últimas eleições presidenciais traduzidas no milhão de votos de Alegre, o que prova que a política está cada vez mais personalizada e fulanizada em Portugal, como demonstrámos na reflexão infra sob a designação: as birras da república.
Etiquetas: Soares não esquece o que Alegre lhe fez nas últimas presidenciais
Etiquetas: Birras da República
Portugal, com excepção do turismo e da história gloriosa feita através da gesta dos Descobrimentos, pouco mais tem para oferecer ao mundo. Somos um país pequeno, pobre e ingovernável. Estamos na sociedade europeia mas com um imenso desfasamento temporal, com um atraso enorme relativamente aos níveis de desenvolvimento económico, que em Portugal são manifestamente inferiores em termos de produtividade e dos demais índices de economia de bem-estar, se comparados com os parceiros europeus. Pagamos a energia e os combustíveis mais caros da Europa, temos uma miserável carga fiscal, e como se tudo isso não bastasse temos também o maior líder da oposição e um PM que, doravante, como ao tempo de Francisco Pinto Balsemão e de Ramalho Eanes, só aceitam falar um com o outro mediante testemunhas.
Vá lá, ainda pensei que requisitassem o device mais conhecido nas décadas de 70 e 80 do séc. XX, hoje pouco em voga, o gravador. Isto diz bem do escol político que temos no aparelho de Estado e nas máquinas partidárias de Portugal.
Por este andar, creio que nem o FMI estará interessado em assentar, pela 3ª vez, arraiais em Portugal. Somos, de facto, ingovernáveis nem nos deixamos governar. E o mais grave é que os problemas económicos, sociais e financeiros estão todos por resolver no quadro do OE para 2011. Enfim, Portugal está como aquele ceguinho analfabeto e esfomeado numa noite de breu que deseja comer mas não sabe pedir o prato que deseja ao empregado de mesa.
É triste quando as emoções tomam conta das racionalizações!!!
Etiquetas: Decadência, emoções tomam conta das racionalizações
Etiquetas: a Utopia, caminhar para o vazio, o não-lugar
Etiquetas: impostos, Nogueira Leite, Sócrates, Viabilidade governamental
Etiquetas: FMI, ingovernabilidade, Portugal merecia melhor
Etiquetas: Eleições ao semestre
Etiquetas: psicodrama do orçamento de Estado para 2011
Frank Sinatra & Tom Jobim - Garota de Ipanema (HD) Baby Consuelo - Menino Do Rio
Etiquetas: Baby Consuelo - Menino Do Rio, Joao Gilberto - Garota de Ipanema (junto a Tom Jobim)
Etiquetas: António Vitorino, Pedro Passos Coelho e a sua revisão constitucional