sexta-feira

Começou o psico-drama Governo-PSD!!!

O cenário do psicodrama na vida política portuguesa está, gradualmente, a montar-se. Vejamos algumas dessas cenas: 1) o Governo diz que o chumbo do OE para 2011 significa a demissão do governo em funções e, consequentemente, ir a eleições; 2) a oposição, mormente o PSD, que aprovou o PEC, diz que só aprova o OE se não houver subida de impostos que, pela certa, ocorrerá em 2011.
Portanto, temos um Governo que só governa se o PSD lhe aprovar o OE; e, por outro lado, temos uma oposição que só fará oposição se o Governo não subir os impostos. Um e outro pretendem ficar bem aos olhos dos portugueses, por isso representam como podem para atingir esse objectivo no plano da representação política.
Mas a face mais negativa desta dupla representação radica nas condições negativas para a economia caso o país entre num impasse, com os mercados financeiros a ditar as regras das taxas de juros, do acesso ao dinheiro, do investimento que não vem, etc, etc.
Neste momento, ainda estamos na fase preparatória das representações, em breve teremos os agentes políticos - Governo e PSD - a protagonizar o drama em si, em que Sócrates deverá emergir como uma espécie de psicoterapeuta desse grupo de pessoas que irão negociar as parcelas do OE para 2011.
Passos Coelho poderá aparecer Blockquotecomo o director do grupo do seu lado, sendo que a sua função é dupla: facilitar e, simultaneamente, dificultar a vida ao governo para obter dele pequenas concessões a fim de que, no final das negociações, possa aparecer diante da opinião pública com algum trofeu para mostrar aos portugueses. Caso contrário, perderá a face mais uma vez diante do país real (na sequência da ratificação do PEC), o que só adiaria a possibilidade de Passos Coelho vir a ser PM nos próximos anos.
Anexos a cada director de representação aparecerão os respectivos egos-auxiliares que sabem de normas constitucionais e cuja missão é contrapor ao Estado liberal de PPCoelho o Estado social de Sócrates. Tudo já se prefigura demasiado previsível neste imenso role-playing à portuguesa.
Nós, os quase 11 milhões de tugas, integramos o imenso grupo dos otários que comprou bilhete - através dos nossos impostos - para assistir no 1º balcão a toda esta xarada.
Umas vezes seremos convidados a bater palmas pelo Governo se formos simpatizantes do PS, outras vezes seremos instados a bater palmas por PPCoelho seformos simpatizantes do PSD. Outras ainda, não sendo adeptos de uns e de outros, tendemos a denunciar ambos como uma forte e estridente pateada.
Tudo me evoca a história duma rapariga que em tempos conheci que teve o azar (ou a "sorte") de ter um câncer que, entretanto, foi debelado. Mas ela foi tão ardilosa no fomento da sua rede de relações sociais - que à boleia desse problema de saúde conseguiu gerar uma tal compaixão no ambiente profissional em que se mexia que daí conseguiu extrair um conjunto de vantagens e de benefícios - de âmbito socioprofissional - que jamais conseguiria se não tivesse essa doença.
Há pessoas e instituições (que não deixam de ser manietados por pessoas) que pautam as suas acções orientadas por interesses exclusivamente pessoais, materiais, etc.
Esperemos, contudo, que no caso da negociação do OE para 2011 impere aquilo que é o verdadeiro e efectivo interesse nacional de Portugal. Sem manhosices e condutas capciosas...
Muppet Show Moreno and Animal

Etiquetas: