terça-feira

A emergência fulminante de António Nogueira Leite

Todas as crises têm o mérito de revelar estrelas no firmamento. É assim no futebol, em que naquelas equipas manhosas irrompem grandes jogadores (com isto não estamos a sugerir que o PSD é um partido manhoso!!!), no cinema e nas artes em geral. Hoje, porventura, o país terá apreciado que Nogueira Leite tenha feito voz grossa contra as palavras do secretário-geral da OCDE, o sr. Angel Gurria, já que este senhor integrou um Governo que durante anos manteve o México num regime ditatorial. Com esta simples declaração Leite matou politicamente o sr. Gurria que, de facto, não tem autoridade nem para matar uma mosca. Estranho é que elementos anti-democráticos estejam hoje à frente de importantes Organizações Internacionais, como é a OCDE.
Em Portugal, infelizmente, também existem ainda alguns ex-ministros de Salazar ainda pendurados em fundações e na alta administração pública, e se amanhã Portugal virasse uma ditadura eles afirmariam que nunca deixaram de ser pelo ancien regime. Enfim, oportunismos dos regimes... Por outro lado, Leite defende uma negociação do OE para a sede parlamentar, descentrando, assim, a sua negociação das mãos do PM e do ministro das Finanças, pois é ao Parlamento no seu conjunto que importa negociar o instrumento mais importante de qualquer governo: o seu orçamento.
Foi também o mesmo conselheiro do PSD que reagiu à nova subida dos juros por parte dos investidores nos mercados internacionais, fazendo com que a dívida ultrapasse os seus máximos históricos, o que é preocupante para as nossas condições de vida e ao crédito (mais caro) que temos de contrair no exterior.
E aqui Leite não perdeu tempo em farpear novamente o PM.
Onde pretendo chegar com a análise de todas estas démarches de Nogueira Leite, talvez o melhor quadro que o PSD dispõe neste momento para enfraquecer Sócrates e o PS?
Nogueira Leite é um economista reputado, com isso consegue questionar Teixeira dos Santos de igual para igual; é também um quadro com experiência governativa na feitura do Orçamento, enquanto secretário de Estado de Guterres, o que lhe vale o conhecimento dos circuitos e dos processos da tomada de decisão da complexa máquina do Estado; é culto e articulado, o que lhe valerá em qualquer debate parlamentar ou mediático nas futuras guerras que se avizinham. Além disso, é corajoso, qualidade rara nos actores políticos em Portugal que só muito excepcionalmente dizem aquilo que verdadeiramente pensam, agindo quase sempre por calculismo, egoismo e interesse próprio.

É ainda um quadro pouco comprometido ideológica e partidáriamente, ou seja, tanto trabalha com o PS de Guterres como com o PSD de PPCoelho, o que lhe dá liberdade e flexibilidade para, em cada conjuntura optar sem amarras politico-partidárias. É, pois, um político pragmático que não precisa rigorosamente nada da política para viver ou fazer carreira. Portanto, uma excepção na pobre classe política nacional.
Sem querer fazer falsas comparações, não resistimos aqui a recuperar aquele pedaço da história em que o país assistiu ao famoso Congresso da Figueira da Foz em que Cavaco foi estrear o seu velho citroen, saindo de lá quase consagrado PM de Portugal. Com isto não pretendo comparar ambos, Leite é muito mais culto, mas este professor catedrático da área de economia - pode vir a dar cartas num futuro próximo.
Em 1º lugar, consegue como nenhum outro quadro do actual PSD, questionar toda a política económica e financeira do PM executada por Teixeira dos Santos; em 2º lugar, desgasta mais Sócrates do que o próprio líder da oposição, até pela competência económica e autoridade funcional que o líder do PSD ainda não conseguiu granjear no país e de que Nogueira Leite é portador; e, em última análise constitui-se mesmo como uma opção estratégica à própria liderança do PSD e candidato a PM quando o país perceber que, afinal, o actual líder PPCoelho não reúne as melhores condições para vir a ser PM em Portugal nos próximos anos.

Quando isso ocorrer, talvez as bases do PSD entendam que esse player será António Nogueira Leite.

Etiquetas: ,