Evocação de Sartre
Etiquetas: Evocação de Sartre
Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
Etiquetas: Evocação de Sartre
Foto do Negócios
Etiquetas: Presidente do BPN acusa Cavaco Silva de eleitoralismo ao atacar administração do banco
Etiquetas: Três tempos - por António Vitorino -
Obs: Depois de cavaco ter ganho imenso dinheiro com a especulação de acções da SLN, depois de ter imensas dúvidas acerca da nacionalização do BPN, depois de ter dúvidas acerca da sua própria existência - o actual PR acaba por actuar políticamente como se concordasse com todos aqueles termos. Ou seja, na prática, cavaco pensa duma maneira e actua de forma contrária, e é nesta quadratura do círculo que cavaco faz política - procurando branquear inúmeros criminosos de colarinho branco que em Portugal, só por excepção, são presos, pois recordamos aqui que Oliveira e Costa foi o único "banqueiro" detido em Portugal. Banqueiro com aspas, porque o único banqueiro em Portugal é Ricardo Salgado. O português médio, sem grande cultura política, já percebeu há muito que cavaco pretende branquear os players que administraram fraudulentamente o referido banco na última década, com o propósito de evitar ondas e, se possível, sair incólume do maior crime económico protagonizado por uma instituição bancária em Portugal - por um escol de ministros e de ex-secretários de Estado que nasceram e cresceram com aquele que foi PM de Portugal de 1985 a 1995. Numa palavra: cavaco é o maior embuste da cena política nacional, e quando evoca os seus conhecimentos de economia e finanças como mola propulsora da economia nacional, só me recordo daquele compadre alentejano que, após ter lido um anúncio pedindo pilotos para a aviação comercial, se apresentou na direcção dos RH da empresa para dizer: não contem comigo!!!
Etiquetas: A estrutura mental de Cavaco (por referência ao BPN affair)
Etiquetas: contos, mil-reis, milhões, Poeta-Alegre: Euros, wherever...
Etiquetas: A máxima potência da previsibilidade (Cavaco) contra o esplendor da banalidade (Alegre)
Etiquetas: Sociólogos dizem que portugueses receberam a crise com surpresa mas podem passar à "explosão"
Etiquetas: O poder simbólico de Assange = ordem gnoseológica = 1 milhão e 200 mil euros
Imagem picada no rizoma.
Obs: A "organização das fugas" só divulga pratos requentados com anos de existência. Todos nós sabemos que a Guiné-Bissau não se dedica propriamente à plantação de feijão-verde nem à produção de crucifixos de madeira para vender aos crentes e beatos em Fátima, e é com base nestas informações, mais ou menos genéricas, que o seu fundador, Julinho Assange, se comprometeu a escrever a sua biografia em troca de 1 milhão e 200 mil euros. É obra. Espero que nessas narrativas desesperadas ele poupe o público a ler os fracassos sexuais que teve ao longo da vida.
Contudo, não podemos ocultar que os seus skills vieram questionar a forma como os agentes políticos e os aparelhos diplomáticos desenvolvem as suas comunicações, que a Internet veio curte-cicuitar - ao exigir mais transparência e vigilância nas relações políticas e nas comunicações globais.
A esta luz, a emergência deste simbolo do cidadão-global com um tremendo empower (via TIC) poderá configurar um "activo", mas o "passivo" desta nova relação global culmina na quebra de confiança que demorará anos a recuperar.
Entre o deve e haver o saldo da Wikileaks ainda não foi encontrado. Seja como for, Assange deveria ter começado a sua "guerra" das informações denunciando os crimes horrendos das ditaduras sobre as respectivas populações - porque é aí que a vida humana está mais directamente em perigo, mas ele optou pelos EUA e pela Europa onde, curiosamente, a democracia pluralista e o rule of law estão mais fortemente implantados.
Veremos como e quando isto acaba.
Etiquetas: Wikileaks: Guiné-Bissau é um «narco-Estado emergente
Etiquetas: Tony Judt disserta sobre a recessão
Etiquetas: D. Jorge Ortiga: Arcebispo censura interesses partidários e carreirismo
Oscar Niemeyer - A vida é um sopro (fragmentos) Pátio das cantigas- vasco santana e o candeeiro
Obs: Se a organização das fugas sabia destas conexões deveria ter actuado preventivamente a fim de tentar salvar algumas vidas, mediante a pressão que colocaria na opinião pública internacional, apesar de sabermos a baixa consideração que assange tem pelos jornalistas no mundo; doutro modo, parece que a dita organização opera ao retardador, em função dos apoios financeiros que vai recolhendo pelo mundo e ao ritmo das doações privadas de inimigos dos Estados - para, tempos depois, já com os jornalistas abatidos e enterrados, revelar as ditas conexões. Parece que o objectivo da organização das fugas não é salvar vidas, moralizar e humanizar as relações internacionais, contribuir para a paz e segurança internacionais, mas colocar em maus lenssóis governos e Estados que, especialmente do lado da Indonésia, nunca souberam o significado da palavra Democracia e Liberdade.
Etiquetas: A organização das fugas actua ao retardador...consoante as doações
Obs: Digamos que a segunda actividade mais falível depois de governar é fazer previsões, por isso o melhor é esperar que a realidade as faça, ainda que isso custe a cabeça de muita gente.
Etiquetas: Jesus Cristo cravado na cruz com uma coroa de espinhos na cabeça. É bom não esquecer
Imagem picada no rizoma
Obs: Do que conheço dos materiais políticos nacionais dos últimos 20/25 anos, não registei nenhuma "treta ou laraxa", para retomar a terminologia lamentável e de doca de cavaco silva para atacar Defensor de Moura, que revelou ter uma lucidez, apresentar factos e uma coragem singular em Portugal, que faltasse à verdade. Com Fernando Nogueira o actual PR teve uma conduta lamentável, de grande deslealdade, opaco e parte interessada nas acções da SLN, parcial com autarcas consoante se trate camaras do PS ou do PSD, falta de fiscalização e de direcção política dos fundos comunitários no tempo de "vacas gordas" (com o certificado passado por Jacques Delors, caricato!!!) em que cavaco dirigiu Portugal (1985/95). A não ser que falar verdade em Portugal seja crime, se assim for Defensor de Moura revelou-se uma agradável e mui sustentável surpresa. Sejamos sérios, e atente-se no nível dos argumentos e dos raciocínios utilizados pelo "experiente" cavaco silva, os quais nada serviram para ajudar o Gov e o país a crescer, a modernizar-se e a criar riqueza. Numa palavra: o actual locatário de Belém é um embuste.
Etiquetas: Um casamento forçado sem bolo-rei
Obs: Espero que este protesto tão dramático quanto surpreendente não cause um precedente na candidatura de Cavaco Silva que o leve, amanhã, a jogar-se da Ponte de Salazar, perdão, 25 de Abril, sob o pretexto de que se vai suicidar para salvar o BPN. As notícias do Público assemelham-se cada vez mais às do Crime ou do C. da Manhã. Os factos e as notícias que os veiculam continuam a não prestar, talvez seja preferível mudar de mundo, dada a impossibilidade de mudar de factos e de notícias!!!
Etiquetas: Electricista romeno atirou-se das galerias do Parlamento em Bucareste
A esta luz, Oliveira e Costa é um verdadeiro anti-herói, já que se destaca do papel do vilão clássico, na medida em que obtem a provação de quem tem o poder político em Portugal, seja em S. Bento, seja em Belém, por maioria de razão. E fazer este pleno, além de ser um acto quase milagroso, revela também a natureza do nosso regime político e sobre que valores assenta para dirimir a alta criminalidade económico-financeira que tem grassado em Portugal nos últimos 10/15 anos.
Etiquetas: Oliveira e Costa é o anti-herói dos novos tempos neste 1º quartel do III milénio
Obs: É óbvio que este avanço não basta para cobrir a inflação, ainda assim é positivo. Todavia, e com o o oportunismo politico-eleitoraleiro da época, é útil prevenir as hostes, não vá cavaco reclamar para si mais esta grande vitória social, dizendo que foi ele, nas catacumbas da casa de Eduardo catroga, que exigiu a Teixeira dos Santos esta cedência de mais 10 euritos comidos ao OE/2011 para agora beneficiar o proletariado que o dito cavaco (agora um marxista avançado da social-democracia), em período eleitoral, protege e promove. Aliás, cavaco "sempre se preocupou com o proletariado", como todos nós muito bem sabemos!!! daria vontade de rir, se a situação micro e macro-económica do país não fosse tão grave!!!
Etiquetas: Conselho de Ministros confirma aumento do salário mínimo para 485 euros em Janeiro
Imagem picada por nós no rizoma.
Etiquetas: Um debate que baixou as audiências. Já nem cavaco aquece o share televisivo.
Etiquetas: como diz o zé povinho..., Compreender Cavaco "e" Silva
Etiquetas: O Natal
Confesso que "admiro" o sentido de humor de Oliveira e Costa. Oliveira e Costa - Um banqueiro no Confessionário
Etiquetas: Oliveira e Costa - Um banqueiro no Confessionário
Etiquetas: Cavaco Silva: E tudo o BPN levará?
Etiquetas: O populismo de Cavaco e Sócrates no "Portugal dos caninos"
Etiquetas: Marcelo idolatrado pela TVI: share de marcado oblige. Narciso y el espejo
Obs: É de esperar. Portugal ainda é um país conservador e Cavaco, quer se queira quer não, é o mal menor no actual xadrez presidencial. E bem sabemos como cavaco - com as suas habilitações económicas - forneceu ao Gov 727 ideias, foi pena ninguém ter dado por isso e o Gov não ter conseguido aproveitar nenhuma. Hoje, Cavaco manifesta a sua grande preocupação com os pobres, talvez por isso tencione abdicar da sua reforma do BdP, que servirá para criar uma continha na CGD a fim de prover recursos necessários às necessidades dos deserdados da vida.
Etiquetas: Sondagem da TVI dá a Cavaco mais do triplo dos votos de Alegre
Obs: Nas últimas presidenciais parece que o poeta teve 1 milhão de votos - que ele pensa ter guardado no bolso. Na verdade, o juízo mais razoável que os portugueses dispostos a votar irão fazer será, mais ou menos, o seguinte: entre um velho sem ideias, sem experiência de governação, sem conhecimentos de economia e do funcionamento a Europa, e um presidente em funções que se tornou o homem mais previsível do mundo, creio que os tugas tenderão a fazer voto útil massivo em Cavaco. É simples, e será esta simplicidade que dará a Cavaco uma esmagadora maioria sociológica logo à 1ª volta.
Etiquetas: Nestas presidenciais tenho para mim que até o dr. Soares votará Cavaco