sexta-feira

Jesus Cristo cravado na cruz com uma coroa de espinhos na cabeça. É bom não esquecer

É bom lembrar nesta época festiva que o Natal não é só comer o bolo-rei, trocar prendas, lembrar os deserdados da vida e o mais que o teatro do hiper-consumismo nos doutrina hora-a-hora, minuto-a-minuto.

Esta época é um momento de sofrimento por quem morreu aos 33 anos - por ter sido miseravelmente condenado à morte, tal como Sócrates, de Atenas, e nem os piores criminosos de então morreram como Jesus. Foi encravado nas mãos e nos pés para se aguentar naquela cruz - que hoje nós miramos, porventura, comendo o bolo-rei de boca aberta jogando perdigotos pelo espaço, como fazia "o outro" que agora diz que só aqueles que nascem duas vezes podem ser mais "sérios" do que ele. Que pobreza!!

Jesus Cristo, dizia, em lugar de pregos foi encravado nos pulsos e nas mãos - obrigando-O a empenhar (e a destruir) toda a sua massa muscular para suportar aquela imensa dor. Cravos de 20 cm com 6 de diâmetro e de cabeça quadrada foi uma barbaridade - que hoje nunca evocamos, porque, simplesmente, ou ignoramos os factos ou queremos esquecer essa dor não vá ela tocar-nos, ainda que de longe. O resultado foi as costas e os pulsos rasgados, e para se aguentar naquela maldita cruz teve de sustentar todo o seu peso nos pés, onde um cravo maior havia sido pregado nos dois pés.
Será que alguém consegue imaginar essa dor!?
É impossível pela via da imaginação sentir o que Ele deve ter sentido. Que belo Natal. Mas como Jesus não era Deus, logo imortal, só conseguiu aguentar aquela maldade por pouco mais do que um par de horas, depois finou-se, esvaido em sangue. Com a agravante dos "beneméritos" lhe terem colocado uma coroa de espinhos na cabeça, qual cereja no bolo. E foi assim que Jesus se foi: 3 cravos e uma coroa.
Eu, confesso, tenho o maior respeito por essa dor e pelo exemplo milenar que depois se lhe seguiu, espero ter uma morte mais suave, mas não esqueço esta maldade a milhares de anos de distância, até porque hoje se continua a matar com igual e superior requinte de malvadez e barbaridade. De pouco serviu o esse exemplo aos homens do nosso tempo.
É esta reflexão acerca do sofrimento humano que aqui desejaria partilhar, porque a vida não são só rosas, Senhor!!!
São também cravos e coroas de espinhos, para mal dos nossos pecados teremos de viver com isso na memória, para quem a tem, naturalmente!!

Etiquetas: