quarta-feira

Compreender Cavaco "e" Silva, como diz o zé povinho...

É interessante registar a lógica discursiva do actual PR, Cavaco "e" Silva, sempre com um léxico paupérrimo e com umas articulações primárias acerca da economia e da sociedade, doméstica e transnacional.
Atente-se na sua nova charla presidencial e anti-FMI: Cavaco é contra a entrada desta organização em Portugal, porque, segundo diz, a sua entrada traduz o falhanço do Governo em funções. Isto é tão básico quanto aceitável para 10 milhões de idiotas, que somos todos nós, portugueses.
Mas o que cavaco não diz, aquilo que fica no silêncio negro do seu poder que assenta na sua lógica discursiva de pacotilha, é que caso o FMI entre no burgo seriam imediatamente auditadas inúmeras contabilidades públicas - de empresas e organizações - cujos reflexos irão chamuscar ainda mais o Gov e também o locatário de Belém.
Com o FMI no Terreiro do Passo, a ditar as regras do jogo, os impostos seriam agravados, o rigor nas finanças públicas seria mais pesado (com Teixeira dos Santos a ir para o olho da rua sem dó nem piedade), os cortes no Estado com vista ao seu emagrecimento seria uma realidade, a própria estrutura orgânica do actual Gov teria de minguar (diminuindo o número de ministros e de secretários de Estado), minguando também o número de assessores, consultorias externas e o mais que hoje faz do Estado português ser o agente público mais perdulário de sempre.
Mas aquilo que Cavaco não diz, porque o teme profundamente, seria as consequências práticas da mega-auditoria que o FMI mandaria de imediato fazer ao BPN a fim de apurar responsabilidades a quem, durante mais duma década, andou a cometer crimes fiscais e de colarinho branco vários que hoje são profundamente lesivos para o erário público, ou seja, para cada um de nós, que os paga mediante os nossos impostos. E é por isso que Cavaco não quer o FMI a escrutinar as contas públicas em Portugal.
Ele dá a entender que quer proteger o país dessa desgraça, mas, na realidade das coisas, ele apenas tenta proteger-se da gestão danosa de que - directa ou indirectamente - acabou por ser parte (e beneficiário).
Aqui há umas décadas, os formuladores de política externa norte-americana diziam que o que era bom para a General Motors/GM era bom para a América, hoje, ao invés, o que é bom para Cavaco (não entrada do FMI no burgo!!) é mau para Portugal.
Até nisto o actual PR pensa mais no seu umbigo do que nos verdadeiros e efectivos interesses nacionais.
É também por essa razão que até um candidato menos bem colocado no score presidencial, como é Fernando Nobre, teria um melhor desempenho no Palácio Rosa do que o actual locatário de Belém.

Etiquetas: ,