Macroscopio
Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
segunda-feira
Música brasileira para todo o mundo
Chico Buarque e Djavan
Alcione
Alcione - Você me vira a cabeça
Eu te devoro
Djavan - Lilás
Mais um pagamento por conta da Guerra ao Iraque via Cimeira dos Açores
Foto Jumento Barroso galardoado com Prémio Liderança Transatlântica 2007 O presidente da Comissão Europeia é galardoado hoje ao fim do dia, em Washington, com o «Prémio Liderança Transatlântica 2007» atribuído anualmente a responsáveis políticos que tenham demonstrado particular empenho «na renovação da relação transatlântica». (...)
Obs:
Coitado do Fujão, lá foi a Washington receber um trofeu de caça por ter sido o mordo-mor na Cimeira dos Azores que serviu para legitimar a guerra ao Iraque e fazer dezenas de milhares de mortes. Sobre Barroso deveria fazer-se uma séria televisiva semelhante à de Tony Blair e levá-lo a julgamento por crimes de guerra contra a humanidade. E o galardão que deveria receber seria governar o Iraque durante uma década em clima de terror que a sua própria acção ajudou a gerar. É óbvio que só um cáfila como g.w.Bush pode homenagear outro cáfila igual ou pior, porque qualquer homem honrado jamais aceitaria o que quer que fosse do maior mentecapto da história da América. Dá vontade de dizer ao zé das fritas que enfie o prémio no ..
O forrobodó de Alberto João Jardim
- Prgunto-me se não viu por lá MMendes e Socas em 1996...
O Jumento corrige Vasco Pulido Valente
O ESPELHO
Parecer do Jumento: Das duas uma, ou Vasco Pulido Valente está a gostar do BE ou desejaria que Portas tivesse em Lisboa a sua experiência eleitoral, agora que poderia ter vantagem, ainda que a forma como tratou a Zezinha não o favoreça muito, principlamente se esta avançasse com uma candidatura independente. Na pressa de desancar em Carmona o VPV até esquece que Carmona não concorreu coligado e que a sua eleição foi feita nas listas do PSD e antes de qualquer aliança pós eleitoal, enfim, um pequeno pecadilho em matéria de honestidade intelectual.
Obs: Poderá ser um problema análogo ao do sr. Yeltsin que já lá está, na terra da verdade. Amén.::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Buddy, The Singing Dog...A Virtuoso
O efeito borboleta da autarquia Lisboeta
O que é amar? - por A. Patrício -
Marcelo: o grande fazedor, de palavras levadas pelo vento numa tarde de vendaval

Quando a cereja está sobre o bolo é um bom sinal, quando o diamante está entre o bolo e a cereja ainda é melhor
David Mourão Ferreira e os Goton project: o sensualismo das letras e das curvas em movimento
Nós temos cinco sentidos: são dois pares e meio de asas. - Como quereis o equilíbrio?
Gotan Project - Diferente
domingo
Futebol: Benfica e Sporting terminou empatado 1-1
O caos em Lisboa: a paternidade de Mendes e a vergonha de Carmona. Cheira a plástico queimado em Lisboa
UNIÃO EUROPEIA: SOCRATES DEFENDE PRIORIDADE AO TRATADO INSTITUCIONAL
Carmona suspeito de prevaricação e participação económica em negócio
CARMONA É O MAIS ALTO E, COMO DURÃO BARROSO, TAMBÉM LEVA NOTA NEGATIVA. INVESTIGUE-SE A FUNDO.
E participação económica em negócio. Autarca de Lisboa ausentou-se do país, mas vai depor na quarta-feira. Proprietário da Bragaparques quer «prestar declarações o mais depressa possível» e diz que o processo é «uma vergonha» Dívidas e processos pararam Lisboa O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, é suspeito dos crimes de participação económica em negócio e prevaricação no processo «BragaParques», referiu ao PortugalDiário uma fonte ligada ao processo
Claro vaticina um longo futuro político a Sócrates
Um case-study...
- Obs: O momento das apostas já abriu. Decorre em S. Bento com dinheiro à vista. Tudo pela nação, nada contra a nação. Sou dos que pensam que Socas dobra o feito de Cavaco, logo irá até 2012. E um dia morremos todos, já sem saber contar...
Bertolt Brecht
Mais uma vez lembro-me dos quatro cáfilas: Bush, Blair, Aznar e Barroso
O QUARTETO DA DESGRAÇA. NATURALMENTE, NÃO SE PODE IMPUTAR O CLIMA DE VIOLÊNCIA PERMANENTE QUE SE VIVE NO IRAQUE A ESTES QUATRO CÁFILAS, MAS DA SUA ACÇÃO POLÍTICA COLECTIVA RESULTOU O QUADRO POLÍTICO EXPLOSIVO QUE HOJE FACILITA ESTA VIOLÊNCIA. INDIRECTAMENTE, SÃO TREMENDAMENTE RESPONSÁVEIS PELO ESTADO ACTUAL DO IRAQUE: AS ARMAS QUÍMICAS NÃO EXISTIRAM, A GUERRA FOI ILEGAL E ILEGÍTIMA, HOJE A SOCIEDADE IRAQUIANA ESTÁ DE RASTOS E DOS QUATRO TRÊS ESTÃO DE SAÍDA...
Uma má notícia da Bolívia - via Cuba -
- Obs: Nunca um povo, uma sociedade precisou tanto da morte dum homem para poder ser feliz, ascender à democracia, ao desenvolvimento e ao efectivo progresso - que tem sido mascarado durante meio século com um primata barbudo que tem um ódio de estimação aos EUA, e com isso escravizou um povo inteiro. Não é Justo. Reclame-se por Justiça divina. E, já agora, que se estenda essa mesma justiça à América cabonita de g.w. Bush, o maior mentecapto da história da República Imperial.
Morreu o físico e filósofo alemão Carl von Weiszaecker
"Que Deus me ajude Senhor"... - dirá Carmona
E o ganda noia ri-se, será porque já começa a ver a luz ao fundo do túnel.. na autarquia de Lisboa. Depois, em 2014, quando for mais crescido e estiver mais maduro, volta a candidatar-se a S. Bento, aí os portugueses já se esqueceram dos erros e vícios que tem protagonizado na "liderança" deste PsD.
sábado
Elvis Costello - She, às leitoras do Macro
Julia roberts...she(elvis-costello)beautiful,amazing,talente
Imagem da noite: a nova agricultura
Imagem picada no blog Notícias da Aldeia que continua a merecer ser lido com atenção, apesar do pó e da "guerra" de concorrência que faz à venda de tractores...
Anedota do dia: Carmona evade-se para Inglaterra para ver motos...
Carmona Rodrigues em Inglaterra para ver... motas
O presidente da Câmara de Lisboa ausentou-se do País para assistir a uma exposição de motos antigas em Inglaterra. Apaixonado pelos veículos de duas rodas, Carmona Rodrigues 'abandona' a autarquia num momento difícil. Será que regressa?
Debaixo de fogo devido ao facto de ter sido constituído arguido no caso-Bragaparques, Carmona Rodrigues preferiu esconder-se no silêncio e, agora, na ausência, no momento mais difícil da sua liderança.
O líder da Câmara lisboeta escolheu uma fase crítica para 'abandonar' o seu posto: quando mais se exigia a sua presença. Num labirinto de problemas, Carmona conseguira escapar às questões dos jornalistas, na cerimónia de inauguração do túnel do Marquês. E escapa de novo ao mediatismo. (...) "
Obs: É, de facto, nos momentos difíceis que se vê a qualidade e a destreza moral dos homens de fibra: uns enfrentam as adversidades no seu posto de comando; outros metem o rabinho entre as pernas e evadem-se do seu próprio destino, revelando cobardia política, falta de carácter e uma congénita inaptidão para essa nobre arte e técnica que (deveria) ser a política. Mas o culpado de todo este empolamento é MMendes por ter imposto ao partido, a Lisboa e ao país alguém que não reunia os padrões mínimos exigidos para o lugar. E o modo como dialogou com Maria Carrilho naquele debate da Sic, após o tribunal ter decidido da questão da casa de banho no ministério da Cultura, o engº carmona o único argumento político a que recorre remete para uma tentativa de assassínio de carácter. Tudo isso revelou um mau prenúncio, porque escondia uma terrível incompetência política e uma ausência de visão integrada para o futuro da Capital. Mesmo como independente, Carmona não deixa de ser um sub-produto, um resíduo político deste PsD, não há acto de gestão corrente que não tenha o beneplácito de Mendes. Creio até que quando Carmona arrota ou vai ao WC Mendes sabe e regista isso no seu mijómentro político que tem na S. Caetano à Lapa. Quanto terá custado esta gargalhada a Paulo Teixeira Pinto/Opus?!
in Expresso (ass.)
"A queda do anjo": o regresso de Paulo Macedo ao BCP, logo agora que perdeu a OPA ao BPI. Uma desgraça nunca vem só...
- Obs: Solicite-se novo parecer ao douto Vital Moreira cujas sebentas de há uns anos nem para atear lareiras serviam.
Putin e o Ocidente - por Vasco Pulido Valete -
Obs: Vasco tem razão, temos de tratar bem a Rússia do sr. Putin senão eles voltam a "comer criancinhas" ao pequeno almoço, e depois o camarada Jerónimo volta a reclamar a instauração das velhinhas democracias populares de partido único no burgo. E o seu lacaiosinho de serviço, um tal bernardo continua a defender que a Coreia do Norte é uma democracia exemplar.. Mas sobre o legado político do alcoólico Yeltsin Vasco não disse uma palavra, porquê será? Na lógica da Guerra Fria era a força militar que condicionava a política, hoje, ao invés, verifica-se uma economização da decisão política, e não creio que a ineficiente economia russa esteja em condições de ditar o que quer que seja, e se virar para a Ásia - fechando-se a Ocidente - ainda será pior, de modo que Putin tem de voar baixinho e falar mais em economia e menos em armas e, de caminho, podia ser menos "bandido" na forma como alegadamente trata os ex-kgb que resolveram investigar conexões perigosas que remontam ao tempo da outra senhora. Enquanto o herdeiro de Yeltsin mandar enevenenar pessoas para silenciar problemas o Ocidente terá naquele regime um problema permanente. Quem gosta de negociar com assassinos... Nem de cavalos!!!
Sampaio é nomeado "papa" do diálogo intercivilizações
O dr. sampaio é uma simpatia de pessoa, afável, informal, põe as pessoas à vontade e eu que o diga, pois em 1996 até tive a oportunidade de receber o prémio de comemoração do cinquentenário da ONU atribuído por ele próprio, recém eleito. Mas daqui não decorre que o ex-PR seja agora, por tudo e por nada, nomeado para funções internacionais para as quais não tem preparação intelectual ou qualquer experiência assinalável na área. É assim nas questões de luta contra a tuberculose, é assim agora com esta nomeação pelo novo Secretário-Geral da ONU para o diálogo intercivilizações - só porque sim - ou se leu Roger Garaudy na década de 70 ou se dispõe de alguns contactos internacionais e algumas ligações ao Médio Oriente. Julgo que é curto...
Naturalmente, numa era globalizada há sempre a necessidade de compreensão mútua e de diálogo, posto que o fundamentalismo e o fanatismo, decorrentes de leituras degradadas dos textos matriciais, abrem sempre possibilidades de violência que fazem perigar a estabilidade nas sociedades europeias. Mormente nos casos de violência inspirados pelo fundamentalismo islâmico e cristão, os exemplos na filiação religiosa são comuns, mas nos últimos anos emergirão outros choques no seio no arco islâmico - que vai de Marrocos à Indonésia, o que globaliza sériamente o problema.
Consabidamente, hoje pessoas de tradições, crenças e culturas diferentes, senão mesmo contrastantes estão crescentemente em contacto uns com os outros nessa vitrine em tempo real em que se converteu o mundo. Desde o mundo científico, religioso, político, económico e empresarial - todos hoje falam com todos em tempo real, ainda que, por vezes, pouco ou nada digam à humanidade. Mas à medida que vamos interiorizando esta forma de ser e de viver verdadeiramente globais, ainda que fronteire com o conceito de multidão solitária de D. Riesman, somos obrigados a viver de uma forma mais aberta e reflexiva, a exigir o "tal" diálogo intercivilizações essencial à paz, à estabilidade e ao desenvolvimento material e espiritual dos povos. Eis o principal modo de dissolver e de aplacar a violência entre governos, sociedades e povos distintos.
Confesso, contudo, que não encontro correlação desta problemática com o perfil profissional e a formação intelectual do dr. Sampaio para o desempenho de mais estas importante (e simbólicas) funções internacionais. Mas posso estar enganado, e a sua praxis política e cultural vir a revelar-se um autêntico golpe de asa capaz de trazer paz ao mundo e instalar o paraíso na Terra nesta nova cosmopolis.
Esperemos, por este andar de nomeações abstrusas, que amanhã ninguém da Federação Portuguesa de Futebol se lembre de nomear o inefável Sampaio para futuro treinador da Selecção Nacional. Porque se o fizeram ele vai novamente dizer que SIM!!!
O que me faz perguntar: afinal, atrás de que bola corre Sampaio?!PhD, Virginia Tech (1982)
ANTÓNIO CÂMARA
BPI "mata" definitivamente a OPA do BCP. No passaran
Ulrich não sabia da subida do preço das acções oferecida in extremis pelo BCP e quando soube também se mostrou indiferente. Não conheço maior humilhação do que esta a Paulo Teixeira Pinto - que partiu para a Opa ao BPI como quem tinha as favas contadas. Teve azar... E aquela gargalhada de Artur Santos Silva diz tudo...
Fiel e infiel - por Carlos Fiolhais -
Até lá vamos todos fingir que se trata do Príncipe dos Emirados Árabes Unidos, mas sem petróleo...
Carmona é o 4º arguído no processo Bragaparques
Gabriel O Pensador - Astronauta - Provavelmente a melhor letra de sociologia da cultura e do Rizoma
António Vitorino dá uma tonelada de ferro à memória de cavaco - que anda amnésico do Portugal contemporâneo
A condenação da discriminação racista e xenófoba constitui, por seu turno, um pressuposto de convivência social incontornável em sociedades abertas e democráticas, cada vez mais plurais e heterogéneas na sua composição social. Perante algumas manifestações recentes deste tipo de intolerância, confesso que teria gostado de ouvir uma palavra do Presidente da República sobre a matéria. Também assim se melhoraria a qualidade da nossa democracia.
António Vitorino chama a atenção para uma estranha e surpreendente omissão do discurso de Cavaco no dia 25 de Abril. Das duas uma: ou o PR não deu importância a esses sinais xenófobos e racistas por uma questão de formação cultural e cívica; ou continua a não ler jornais, ou os assessores que lhe escrevem os discursos, por serem mangas-de-alpaca treinados na burocracia (amorfa) bruxelense, só conseguem interpretar gráficos e estatísticas, tudo quanto envolva a conduta humana e os seus desvios ao nível dos grandes agregados é metier que já não dominam. Sugira-se a Cavaco que antes de ler publicamente os seus discursos os passe ao crivo dum assessor a sério que saiba de política e tenha uma sólida formação cultural e histórica, o que não é certamente o caso do melancólico e durmente João espada - a que Vasco Pulido Valente, por ser mauzinho, apelida de Gengis Khan.. Credo!!! Em português corrente diria: o PR não deve ser omisso e assobiar ao cochicho em matérias tão sensíveis como estas que envolvem a segurança nacional e internacional da própria UE... Essas omissões só premeiam e dão força aos energúmenos neofascistas que andam por essa Europa fora tentando crucificar os desgraçados dos imigrantes que aceitam trabalhos rejeitados pelos nacionais, salários baixos e, ainda por cima, pagam impostos cujas receitas servem para o Estado providenciar serviços aqueles cáfilas que não passam dum bando de desordeiros com personalidades desviantes e cumplices duma ideologia assassina e duma praxis verdadeiramente repugnante pelo Ocidente civilizado, e que fez "só" seis milhões de mortes de judeus na IIGM. Cavaco deve ter-se esquecido desta pequena nota de roda-pé na história do séc. XX. Mas como Cavaco - da História - só sabe aquela a partir da qual ele passou a ser PM, a verdadeira estória para o actual PR começa na rodagem do seu pó-pó à Figueira da Foz, acompanhado da sua Maria. Logo, a história para Cavaco tem pouco mais do que duas décadas. E se lhe perguntarmos quando é que foi a Revol. Francesa aposto que ele ainda responde que foi 2h. após ter ganho a maioria absoluta no comício na Alameda D. Afonso Henriques... Também aqui é dever das democracias combater esses radicalissmos. Mas o problema de Cavaco é crónico e remonta à história da sua própria história: cultura, cultura, cultura, cultura, história, história, história.. E o mais grave é que aqueles assessores de alto gabarito também não devem ler jornais ou vivem numa redoma. Pode bem pregar António Vitorino aos peixes de Belém que esse tipo de coisas - ao nosso douto PR - passam-lhe ao lado. Só espero agora que não se descubra que Cavaco também deu aulas (de estória!!!) na Uni, como MMendes... Safa...









