sábado

Anedota do dia: Carmona evade-se para Inglaterra para ver motos...

Carmona Rodrigues em Inglaterra para ver... motas O presidente da Câmara de Lisboa ausentou-se do País para assistir a uma exposição de motos antigas em Inglaterra. Apaixonado pelos veículos de duas rodas, Carmona Rodrigues 'abandona' a autarquia num momento difícil. Será que regressa? Debaixo de fogo devido ao facto de ter sido constituído arguido no caso-Bragaparques, Carmona Rodrigues preferiu esconder-se no silêncio e, agora, na ausência, no momento mais difícil da sua liderança. O líder da Câmara lisboeta escolheu uma fase crítica para 'abandonar' o seu posto: quando mais se exigia a sua presença. Num labirinto de problemas, Carmona conseguira escapar às questões dos jornalistas, na cerimónia de inauguração do túnel do Marquês. E escapa de novo ao mediatismo. (...) "
Obs: É, de facto, nos momentos difíceis que se vê a qualidade e a destreza moral dos homens de fibra: uns enfrentam as adversidades no seu posto de comando; outros metem o rabinho entre as pernas e evadem-se do seu próprio destino, revelando cobardia política, falta de carácter e uma congénita inaptidão para essa nobre arte e técnica que (deveria) ser a política. Mas o culpado de todo este empolamento é MMendes por ter imposto ao partido, a Lisboa e ao país alguém que não reunia os padrões mínimos exigidos para o lugar. E o modo como dialogou com Maria Carrilho naquele debate da Sic, após o tribunal ter decidido da questão da casa de banho no ministério da Cultura, o engº carmona o único argumento político a que recorre remete para uma tentativa de assassínio de carácter. Tudo isso revelou um mau prenúncio, porque escondia uma terrível incompetência política e uma ausência de visão integrada para o futuro da Capital.
Mesmo como independente, Carmona não deixa de ser um sub-produto, um resíduo político deste PsD, não há acto de gestão corrente que não tenha o beneplácito de Mendes. Creio até que quando Carmona arrota ou vai ao WC Mendes sabe e regista isso no seu mijómentro político que tem na S. Caetano à Lapa.
Portanto, esta evasão momentânea de carmona traduz a sua verdadeira natureza: alguém que vira as costas aos problemas, um temerato que está comprometido, alguém que tem medo das suas próprias palavras aos jornalistas, denunciando cobardia política mas, em rigor, nada disto me surpreende, posto que carmona teve bons "mestres". Ou seja, ele pôs os olhos em Fujão Barroso que também preparou a sua fuga para Bruxelas deixando então Portugal a arder entregue a SLopes.
A única diferença é que Carmona diz que foi ver motos a Inglaterra, o zé das fritas foi comprar couves de Bruxelas e acabou por ficar. Ambos os casos são verdadeiramente lamentáveis, para não dizer execráveis do ponto de vista político e até pessoal. Portugal merecia melhor e um dia a República julgá-los-á no verdadeiro tribunal da opinião pública portuguesa.