segunda-feira

O que é amar? - por A. Patrício -

O que é Amar?
Amar é ver morrer a cada hora um sonho que o Amor crucificou e vestir-se de luto a cada aurora um desejo febril que agonizou...
É lavar toda a dor, toda a amargura na fonte de piedade dum olhar e ver depois por uma noite escura que a dor é imensa e a fonte está a secar...
É ver nos olhos verdes que beijamos cair a cinza vã da vida morta... E quando o tédio bate à nossa porta,
erguer nas mãos as dessa que adoramos e beijá-las pedindo-lhe perdão de ter a alma morta e morto o coração...
António Patrício, in Oceano, 1905 .
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
De que me rio eu?... Eu rio horas e horas só para me esquecer, para me não sentir. Eu rio a olhar o mar, as noites e as auroras; passo a vida febril inquietantemente a rir.
Eu rio porque tenho medo, um terror vago de me sentir a sós e de me interrogar; rio pra não ouvir a voz do mar pressago nem a das coisas mudas a chorar.
Rio pra não ouvir a voz que grita dentro de mim o mistério de tudo o que me cerca e a dor de não saber porque vivo assim.