Marcelo hoje "encavou" bem no PSD: um neologismo a reter na gramática política nacional
Macro de grande, skopein de observar: observar o infinitamente grande e complexo. Tentar perceber por que razão a ave vive fascinada pela serpente que a paralisa e, afinal, faz dela a sua presa.
SLopes equaciona a possibilidade de ser o novel presidente do grupo parlamentar do psd de Meneses. Todos sabemos que é capaz de duas coisas: tiradas demagógicas e populistas e tiradas com alguma originalidade política, embora há anos que não lhe conheça estas últimas. E hoje na tv de Balsemão, que já lhe pediu desculpa por o ter "congelado" numa entrevista em directo por causa da chegada do Mourinho ao aeroporco da Portela, referiu que "a política não é para vaidosos nem para peneirentos", logo ele como não é uma coisa nem outra poderá ser esse novel presidente do grupo para-lamentar neste 2º ciclo da vida do psd e a meio do mandato da legislatura do governo de Sócrates. Também referiu que o lugar de "autarca é muito bonito", talvez por isso ainda o volte a ser. Esperemos que não seja em Lisboa. Talvez na Figueira o queiram..
Parece que o jogo entre a Águia e os leões "comeu" alguns penaltis ao club de Alvalade. E o momento de tranquilidade que registei com maior apreço por parte de Paulo Bento foi ter-se referido ao facto de os árbitros no terreno disporem de intercomunicadores, mas isso só lhes melhora a audição e não a vista. Foi um momento de humor, inteligência e, diria, também de grande Tranquilidade. Apesar de ser benfiquista gostei desta tirada do Paulo Bento.
A CURVA DO SUCESSO. QUE IDADE TERÁ O RICARDO... APOSTO QUE ANDARÁ ENTRE OS 40 E OS 60....
AQUELE OLHAR
Mais duas fotos do book de estilo do Jumento
O Jumento entende que Luís Marques mendes não passou da condição de deputado. É uma maldade e uma injustiça. Maldade porque dito assim é esquecer o seu papel de relevo na produção de humor em Portugal, pois a figura do Ganda Nóia - altamente desresponsabilizante - animou milhares de portugueses noite após noite na cadeia do tempo lúdico. Uma injustiça porque, na realidade, MMendes esforçou-se nos media, no hemiciclo, no terreno - por onde quer que tenha andado ele deu o melhor de si para construir uma alternativa ao governo socialista de Sócrates. Mas, convenhamos, não é fácil fazê-lo com um governo de maioria absoluta, além de quem Mendes não ganhou um só debate parlamentar, embora tenha ganho o debate contra Meneses na rtp, mas depois perdeu as directas, outra injustiça e ironia do destino. Lisboa foi, de facto, o grande óbice de Mendes, ou melhor, o seu grande cancro político tem nome: Zé durão barroso. Se não fugisse para Bruxelas Slopes jamais seria PM de Portugal. Mas para o ser teve de vagar o seu lugar na CML - preenchido pelo independente Carmona - que Mendes apoiou e depois fez cair. Hoje, visto a esta distância, Carmona dá gargalhadas, Santana cai da cadeira a rir (pois até já se fala nele para presidir ao grupo parlamentar, o que seria mais um bónus para Socas), Zé barroso está na Europa e olha todos de forma sobranceira - e MMendes foi para casa de castigo, derrotado (em casa), deprimido e humilhado por todos. Resta-lhe, portanto, as Novas Oportunidades. Hoje quando se pensa em MMendes pergunto-me o que os portugueses dele pensarão e só me vem uma ideia à mente: todos ficam tristes porque deixam de ter o Ganda Nóia do Contra-informação a animar as hostes humorísticas nas noites portuguesas. Mas parece que não está sózinho para As Novas Oportunidades, o cavaleiro - sui generis - João Salgueiro - é capaz de ser outro candidato a esse programa de valorização socioprofissional. Basta ver o vídeo abaixo. Pois assim que vi o nome João salgueiro - lembrei-me logo de outra desgraça no PSD... E por falar em desgraças, amanhã já estou a ver o Jumento a fazer outro erro de casting, desta feita a enquadrar MMendes a receber mais um Portátil das mãos de Sócrates com Meneses a assistir e a bater palmas no CCB. É a vida.., como diria Guterres.
INSÓLITO Acidente no Campo Pequeno Joao Salgueiro vs Toiro
Se ele é assim a defender o cavalo, nem imagino como seja a defender a mulher contra algum piropo. Mas foi de homem. Desmaiado, mas foi de homem...
Paulo Gonzo
Gato Fedorento - Alberto João Jardim
Depois de andar a movimentar interesses e influências para favorecer a votação na pessoa de MMendes nestas directas, muitos de nós gostariam de ter visto a cara de boxer que o Alberto da Madeira terá feito quando chocou com os resultados das directas que deram a vitória folgada ao Meneses.
Para aqueles que tentaram imaginar e não conseguiram identificar essa fronha, terão aqui uma oportunidade realista de identificar esse traço: o traço facial do Alberto - que aguardamos, doravante, solicite um referendo à independência da ilha face ao Continente.
Excusado será dizer que em face dos resultados olhar para a esquerda ou para a direita da imagem supra é exactamente o mesmo. Ele diria sempre: este não é o meu Pê-esseSe-Dê.
O "outro" diria: este não é o meu ministério... lembram-se!!!
Foi preciso o Adelino Maltez ir aos estúdios da Sic para meter alguma ordem e pensamento nesta anarquia desinteressante que são hoje os media em Portugal.
Da situação internacional na antiga Birmânia à situação interna no PSD, Adelino Maltez deu-nos um cheirinho de análise política sustentada e histórica como só ele sabe fazer e com evocação de Fernando Pessoa - que bem merece ser recuperado sob pena de sermos uns cadáveres adiados que para aqui andamos.
E quando o jornalista lhe perguntou pela reacção da Sic ao congelamento súbito da entrevista de SLopes por causa da chegada do Mourinho ao aeroporto, o politólogo não poderia ter respondido melhor: isso é um assunto para psicólogo.
E de facto é verdade. Eu próprio escrevi aqui duas extensas análises sobre a personalidade borderline de Mourinho e da sua patologia narcisista. Assim como é verdade outra linha deixada por este amigo: a luta partidária actual passou a ser um combates entre Comissões de honra, e aquilo que se verificou no PSD, pelo menos aparentemente, foi que as bases se insurgiram contra essas alegadas elites de barões e baronatos, onde está, evidentemente, o patrão da Sic, que também não escapou à linha de análise.
Veremos agora é qual dos dias poderemos levar Meneses a sério, ou se, de facto, Sócrates não vai (como penso que irá) para os debates da Nação no hemiciclo da AR beber Martinis Rossos acompanhados a Kajú...
Obs: Tive de ler duas vezes, porque cai da cadeira. "Minha alma está parva." Ora aqui está uma má notícia para o psd e uma boa nova para Sócrates, ou melhor, uma má notícia para o País, dado que uma oposição demagógica, populista e facilitista é tão má para o governo (que não se sente fiscalizado com credibilidade) quanto o é para o País (que não se revê naquele populismo). E com isto os portugueses ganham uma mão cheia de nada. Este psd não tem emenda, se calhar o melhor mesmo é entregar-se esta tenda norte-africana ao Alberto da Madeira, nem que seja para ele vociderar: Isto tá tudo grosso...

Jornalista e Mourinho encontram-se no WC do aeroporco da Portela e fazem uma entrevista mixurú enquanto urinam - de que aqui deixamos breve registo: P: Tem medo de andar de avião? Homem Beringela no Salão do Automóvel
Gabinetes de apoio aos alunos sobre sexualidade são fundamentais no Secundário, defende relatório
A Educação Sexual será obrigatória nas escolas, defende o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual/Saúde. Haverá um “programa mínimo e obrigatório de Educação Sexual para todos os estudantes e a avaliação dos conhecimentos é obrigatória”, refere o documento.
Luís Filipe Menezes é o nome preferido pelos eleitores do PSD para enfrentar José Sócrates nas próximas eleições legislativas. De acordo com uma sondagem CM/Aximage, 40,2 por cento dos inquiridos que votaram nos sociais--democratas em 2005 considera que o autarca de Gaia reúne as “melhores condições” para chegar a primeiro-ministro em 2009.

Quem terá feito a sondagem?!
Ou melhor: quem a pagou?
O Balsemão não foi, certamente.
Foto picada no Rizoma
Avanços no estudo de uma bactéria responsável pela maioria das infecções sexuais e por casos de cegueira que atingem milhões de pessoas valeram ao investigador português João Paulo Gomes o PhD Award 2007, um prémio europeu de referência na área da microbiologia. O jovem investigador do Centro de Bacteriologia do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) recebe o prémio a 8 de Outubro, uma distinção atribuída às três melhores teses europeias de doutoramento de 2006 na área da sequenciação dos genomas de microorganismos patogénicos para o Homem, pela rede transeuropeia ERA-NET PathoGenoMics, financiada pela União Europeia. A tese de doutoramento "Contribution for the understanding of biological differences among Chlamydia trachomatis serovars using Genomics and Transcriptomics" foi defendida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o estudo foi feito em colaboração com o laboratório norte-americano Childrens Hospital Oakland Research Institute, na Califórnia. "Este foi um trabalho feito essencialmente cá e isto mostra que em Portugal se faz investigação muito boa e com qualidade", afirma, realçando que "quem conhece um bocadinho a realidade dos Estados Unidos percebe que a investigação nos EUA, muitas vezes considerada de ponta, é feita à custa de mão-de-obra estrangeira". No trabalho, João Paulo Gomes expõe as diferenças do genoma dos 18 serotipos da bactéria intracelular Chlamydia trachomatis, que afecta actualmente cerca de 80 a 90 milhões de pessoas no mundo. [...]
Momentos de felicidade são passados com os amigos, na praia, no campo, na cidade, com as amigas e as amigas das amigas (para defeita dumas e doutras), com o cão, ouvindo música, andando de mota com a crista ao vento, assistindo a uma boa partida de ténis, umas blogadas, fazendo natação, fitness, estar com a Mãe e o Pai (para quem o tem), ver a linha do horizonte e tentar localizar o zenite nessa geografia distante a perder de vista. A felicidade é tudo isso. Mas hoje, diante da caixa multibanco, que se ri imenso para mim e me deve achar um Brad Pitt dos cartões, percebi que o meu grande momento de Felicidade está em pagar o IMI - esse imposto importantíssimo da nossa casa e pelo qual todos nós nos devíamos sentir plenamente realizados após efectuar o respectivo pagamento. Assim, vamos pagando a casa eternamente, em múltiplas prestações, e quando percebemos que já a pagámos percebemos também que a continuamos a pagar, num duplo momento de felicidade só comparável aqueles orgasmos múltiplos que algumas senhoras dizem ter, outras juram que tiveram e outras ainda fingem uma coisa e outra. Meus Deus como é bom pagar o IMI de minha casa e engordar o monstro do Estado e adjacências, duas vezes ao ano.
Poderá haver maior Felicidade que esta?! Não haverá, certamente!

Eis um 2º momento de Felicidade, porventura de grau inferior ao verificado com o pagamento do IMI. Estou ansioso que se vença a próxima tranche... Já sonho com o IMI. Isto até já é felicidade a mais: a felicidade tributária...
Volto ao tema da vaca fria: a forma como ontem em pleno directo Santana Lopes foi humilhado pela Sic N. pela mão da dona Ana lourenço - que lhe disse ter de interromper a entrevista porque essa personalidade borderline e histriónica que é o Mourinho estava a abeirar-se do aeroporto da Portela. O Santana, e bem, talvez dos raros momentos positivos da sua vida mediática, lamentou aquela linha editorial-macaca da sic. Outro teria esbofeteadoa Ana - que deveria estar mais no corte & costura do fashion Lisboa do que alí a aceitar ordens do Ricardo Costa que, por sua vez, as recebe do Balsemão. Para mim o que se passou foi óbvio: houve alí uma petit conspiração para queimar, ainda mais, em pleno directo o Santana, pois sabe-se que este é mais próximo de Meneses do que de Mendes - candidato que balsemão e o seu canal apoiam para a liderança regencial até perder as legislativas em 2009 para Sócrates. Façamos o teste do balão à Ana lourenço: imagine-se que em vez de Santana era Balsemão que estava em estúdio diante si, e enquanto o empresário falava sobre media e arfava sobre generalidades - como dele diria o Marcelo - que já lhe chamou "lé-lé da cuca" - a Cicciolina atracava nas docas de Belém vinda de um circuito mundial de filmagens pornográficas. O que é a dona Ana lourenço faria? Algumas hipóteses: 1. Pedia ao seu patrão que compreendesse a porno-novidade, pois o negócio da prostituição sempre vendeu mais do que as tretas proferidas pela boca de balsemão; 2. Convidaria a actriz porno a juntar-se a ele no stúdio, e assim ficariam os três em amena cavaqueira - e até poderiam dissertar sobre o futuro de MMendes nos próximos tempos; 3. Pedia à actriz que tomasse o lugar quente de balsemão e a conversa fluiria só a duas bocas: com a boca de Ana a perguntar e a boca de Cicciolina a responder. Gostaria que a dona Ana lourenço, que veio com a justificação da interrupção da entrevista apenas com base em critérios editoriais, meditasse nas tretas e nos recados e jeitaços que faz ao patrão e não nos tomasse por parvos, a não ser que ela - por ser a maior parva (porque manipulada) - ainda acredita piamente naqueles seus critérios editoriais - que para mim têm outro nome, e que aqui não devo nominar para não incorrer na grosseria que acabaram por fazer com alguém que, bem ou mal, já foi PM de Portugal. ESPEREMOS QUE AMANHÃ A DONA ANA DA SIC NÃO INTERROMPA A ENTREVISTA AO SEU PATRÃO PARA LIGAR PARA O ANTÓNIO SARAIVA PARA RESOLVER UM PROBLEMA COM O TM DA TMN... POR VEZES PENSO QUE PORTUGAL NÃO EXISTE E SOMOS TODOS INVENÇÕES DO BALSEMÃO.
Ecran Arrebentado (ver mais aqui)