sexta-feira

Sex & drugs & rock and roll. A natalidade

Gabinetes de apoio aos alunos sobre sexualidade são fundamentais no Secundário, defende relatório
A Educação Sexual será obrigatória nas escolas, defende o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual/Saúde. Haverá um “programa mínimo e obrigatório de Educação Sexual para todos os estudantes e a avaliação dos conhecimentos é obrigatória”, refere o documento.
[...]
Obs: Talvez comece aqui a grande caminhada para o fomento da natalidade em Portugal. Nas aulas...
Isto remete-me para a década de 80 em que o liceu Rainha D. Leonor teve um grande índice de grávidas nessa época. Na altura disse-se que eram os amigos dos amigos que ofereciam uns aos outros (maldosamente) preservativos furados, mas hoje desconfio que esta é uma medida já com alguns anos de atraso e com efeitos retroactivos.
Na escola sempre é preferível do que na casa dos pais (diante dos avós), com estes ausentes - os jovens sempre têm alí os professores à mão para esclarecer alguma dúvida ou até para dar uma ajudinha.
No meu tempo estas coisas aprendiam-se em Religião e Moral, e o professor de então era um matemático beato dono dum albergue que "albergava" os piores alunos que em Lisboa não se safavam. Foi tudo na década de 70 numa Escola Secundária no Concelho de Abrantes. Na altura, também apareceram umas grávidezes, e parece que não foi por causa da cegonha...