sábado

José Adelino Maltez dá-nos a agenda criativa da Política

Foi preciso o Adelino Maltez ir aos estúdios da Sic para meter alguma ordem e pensamento nesta anarquia desinteressante que são hoje os media em Portugal.

Da situação internacional na antiga Birmânia à situação interna no PSD, Adelino Maltez deu-nos um cheirinho de análise política sustentada e histórica como só ele sabe fazer e com evocação de Fernando Pessoa - que bem merece ser recuperado sob pena de sermos uns cadáveres adiados que para aqui andamos.

E quando o jornalista lhe perguntou pela reacção da Sic ao congelamento súbito da entrevista de SLopes por causa da chegada do Mourinho ao aeroporto, o politólogo não poderia ter respondido melhor: isso é um assunto para psicólogo.

E de facto é verdade. Eu próprio escrevi aqui duas extensas análises sobre a personalidade borderline de Mourinho e da sua patologia narcisista. Assim como é verdade outra linha deixada por este amigo: a luta partidária actual passou a ser um combates entre Comissões de honra, e aquilo que se verificou no PSD, pelo menos aparentemente, foi que as bases se insurgiram contra essas alegadas elites de barões e baronatos, onde está, evidentemente, o patrão da Sic, que também não escapou à linha de análise.

Veremos agora é qual dos dias poderemos levar Meneses a sério, ou se, de facto, Sócrates não vai (como penso que irá) para os debates da Nação no hemiciclo da AR beber Martinis Rossos acompanhados a Kajú...