domingo

As novas guerras: o jornalismo de poltrona e a Blogosfera

Image Hosted by ImageShack.us

Republicamos este blog aqui entrado em 22 de Agosto de 2006, apesar do tempo que passa ser uma mera convenção.
As novas guerras: o jornalismo de poltrona e a Blogosfera - No decurso do último ano escrevemos cerca de uma dezena de reflexões sobre a blogosfera e as suas relações com o jornalismo clássico que lhe pretende bloquear o caminho, marginalizando-a, mesmo tratando-se de actividades que poderiam funcionar mais eficientemente se operassem de forma complementar, e não, como fazem os media clássicos (por medo e arrogância pessoal e intelectual), recorram ao bloqueio, à omissão da fonte donde esbulham informação e análise - comportando-se com uns verdadeiros cowboys do far-west em pleno III milénio, o que é inaceitável e viola todas as regras deontológicas.
- Tanto mais tratando-se de empresas que juram cumprir a verdade dos fac
tos e observar uma deontologia, ou seja, um conjunto de obrigações socioprofissionais que seria suposto cumprirem... Palavras leva-as os vento...
- Vejamos algumas dessas reflexões aqui desenvolvidas nos últimos meses:
- Links sobre a blogosfera -

Interpretação do mundo via blogosfera Feira da ladra da opinião (in Jumento) Evocação de Roland Barthes Os jornalistas não vivem numa ilha Blogosfera para que te quero Blogosfera nacional A credibilidade da informação Jornalismo capcioso Cinismo e paixão - resposta a P. Pereira O erro do curandeiro A ameaça dos Weblogs

- É a este conjunto de reflexões a que me permito chamar um modesto pensamento sobre a Blogosfera. Que com o advento dos blogues - tem sedimentado a inteligência conectiva e afirmado a ferramenta mais madura da World Wide Web - cujas consequências e interacções influenciam hoje milhões de consciências mundo fora.
- Assim sendo, e como nota prévia, os blogues representam essas conexões, esses fios que tecem informações, análises, pensamentos e também, obviamente, muita coisa sem sentido ou de interesse público.