domingo

Blogosfera em análise...

Image Hosted by ImageShack.us

"Encontro sobre weblogs disseca fenómeno que ganha importância, sem perder a faceta lúdica. Pedro Olavo Simões tenta uma sistematização teórica de espaços livres, como são os weblogs (ou blogs), pode parecer paradoxal, mas é motivação crescente para os estudiosos dos media.
No Porto, ontem e hoje, um encontro sobre o tema - terceiro nacional, primeiro luso-galaico - serve para a partilha de visões do fenómeno, ou, como quer a organização, para "fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de reflexão e investigação transdisciplinar".
(...)
As abordagens feitas no encontro versam a articulação dos blogs com o ensino, a sociedade ou o jornalismo, analisam-nos enquanto espaços de cidadania, atribuem-lhes sentidos práticos...
Numa das comunicações ontem apresentadas, o espanhol José Luis Orihuela, apresentou uma visão optimista, pondo de parte um hipotético fim dos blogs e, embora alertando para diversos perigos, caso da apropriação da blogosfera pelos media tradicionais, apontou caminhos, como a especialização (para atingir maior reconhecimento), a necessidade de inovar, desafio comum a todo o espectro da comunicação, ou, até, a profissionalização dos blogs, como sucede em alguns casos, evitando a comercialização excessiva".
(...)
O Macroscópio orgulha-se de já ter dado o seu contributo para este "peditório". E aqui - A ameaça dos weblogues e aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, Blogosfera vs Mediasfera, aqui.
E o blog Caderno de Corda faz muito bem em demonstrar a diferença entre um trabalho sério e honesto (que ocupa os neurónio e dá trabalhinho) e os esbulhanços made in RTP para enquadrarem programas que confeccionam com matéria-prima alheia e sem citar a fonte. Além de ilegal é feio e desonesto. E logo na RTP paga pelos impostos de todos nós. Até apetece dizer uma asneira...
Curiosamente tomámos conhecimento destas novas barbariedades em matéria de direitos autorais pelo blog Weblogger de CJT.