sábado

Uma das pioneiras do blogging: uma questão para Rebecca

Rebecca Blood - uma das pioneiras do blogging. Esta interessante senhora - que é escritora - a dada altura afirma que os conteúdos são tão importantes quanto as práticas que se devem observar dentro e fora da net. E exemplifica:
  • Quando um blogger entrevista um autor a propósito do seu livro, isso é jornalismo. Quando um articulista//jornalista manipula os factos para causar uma falsa impressão (como sucedeu há meses com um título do Expresso a propósito de Freitas do Amaral, acrescento eu), não é. Quando um blogger faz uma investigação nos arquivos públicos e descobre que a afirmação de uma personagem pública não é verdadeira, isso é jornalismo. Quando um repórter repete as declarações de um político sem primeiro verificar se correspondem à realidade, não o é. (trad. do original infra)
Questão do Macroscópio para a Rebecca Blood: Ó Rebecca diz-me cá - já deves ter ouvido certamente falar de Portugal. Um país do extremo Ocidental que tem mar e sol que alterna com sol e mar, muito apreciado por "bifes" que cá vêem no Verão bronzear-se e de cá saem mais parecidos com as sapateiras e demais marisco. Feita esta nota geo-cultural, de grande valia turística, não fosses tu pensar que Portugal era Andora, uma província espanhola ou mesmo um principado africano - deixo-te uma questão que, porventura, também preocupa boa parte da blogosfera portuguesa, pelo menos a que linka. Diz-me cá:
  • QUESTÃO PARA REBECCA
  • Imagina que algumas personalidades da nossa praça, que já têm notoriedade pública dado que vão à tv e frequentam as rádios como alguns dos nossos cãezinhos fazem xi-xi no quintal, utilizam os seus blogs como contentores de pontos ou créditos (ou mesmo de milho para exportar para África...) e depois comportam-se como aqueles "algarvios" (estes que me desculpem, pois sei que nem todos são assim, os tempos mudam!!!) que, como diz o ditado, comem para dentro da gaveta: Como qualificarias tais condutas desta gente na blogosfera???
  • Responde depressa porque o tempo do satélite está a acabar. Over..