segunda-feira

A mudança provocada pela BLOGOSFERA

Em lugar de ter a Internet que os técnicos inventaram, estamos a encontrar-nos com a Internet que merecemos.
  • Bruce Sterling

De facto, é aterrador ler isto mas, ao mesmo tempo, teremos de reconhecer que a Blogosfera está a mudar a nossa relação com a informação, com o trabalho, a organização da produção e a geração do saber, com as pessoas, as instituições, com o Estado e a sociedade civil, enfim, com todos os agentes sociais, económicos e culturais. No domínio profissional, social e do lazer..., nada escapa a esse efeito devastador de mudança, ainda que imperceptível. Parece até que esta faceta da alfabetização digital é uma componente essencial da própria alfabetização geral e de formação da personalidade do indivíduo.

Recordo-me ainda a triste figura que fiz em 2002/03 - ao levantar o meu PC numa empresa que reparava computadores - e de ter perguntado ao técnico de serviço, par hazard, o sócio-gerente que se dizia ser um expert em informática (no hard e no software..):

  • Olhe preciso de um site, sabe como isso se faz? - Respondeu-me que isso seria uma operação muito delicada, morosa e com alguns custos. Pelo que teria primeiro de ir falar com um engenheiro para me montar o site. O assunto morreu alí, porque uns dias depois um amigo a quem contei a estória riu-se na minha cara e perguntou-me se já tinha ouvido falar no blogger...