quarta-feira

O tabusinho de Santana Lopes: o "vietname" da política à portuguesa

O dr. Santana Lopes representa hoje uma multidão desordenada no psd, embora aquilo que o partido da Lapa necessite seja precisamente o inverso, i.é, carece de uma multidão ordenada, de um exército político que faça verdadeira oposição ao governo socialista - que tem tido um impulso reformista e uma praxis política social democrata.
Mas Santana Lopes, é útil recordar, já foi inúmeras coisas: docente (incompleto), autarca (a meio gás e em regime de saltimbanco), um repórter e entertainer de tv (frustrado), um PM (lamentável) e, agora, como líder da bancada parlamentar do psd não se distinguiu uma única vez da mediania das suas intervenções no hemiciclo, nem ganhou um único debate contra Sócrates.
Mas mais importante do que fazer essa contabilidade é constatar que desde que Santana negociou com Meneses a sua função no hemiciclo (por ocasião do "aniquilamento político" de MMendes por essa "dupla-maravilha") nenhuma mais-valia resultou para Portugal, nenhuma legislação ou política pública - discutida em sede parlamentar - veio beneficiar a qualidade de vida dos portugueses - ou a economia e a sociedade no seu conjunto sofreram um incremento - na sequência directa da sua intervenção parlamentar. Nada, zero...
Ora, daqui resulta que Santana está deslocado nessa função onde, aliás, nunca se sentiu à vontade - apesar de ser um tribuno estimulante, embora em contexto de comício partidário, não em sede parlamentar onde a sua prestação é, nitidamente, sofrível.
É à luz destes factos, que não decorrem da minha imaginação ou fantasia, que Santana Lopes (a haver algum tabú!!??) ainda perde mais politicamente do que se tivesse uma atitude limpa e sincera de dizer: não sou / ou sou candidato à actual liderança do PSD. Nesta conformidade, decorrente deste caldo de cultura calculista, as pessoas olham para Santana com um sentimento de tremenda desilusão, e porquê?
Essencialmente porque Santana prefere sentir a pensar. E sentindo o tamanho do seu ego vai alimentado a sua ambição numa terrível espiral mas, ao mesmo tempo, as bases que o apoiam e a sociedade em geral - olha para ele como um político gasto, sem projecto e com um passivo pesado sobre os ombros. Não sendo velho, Santana já é uma relíquia da política à portuguesa que ilustra qualquer museu de etnografia política. Aquela imagem do 1º eurodeputado já se esbateu há muito.
Hoje, a sua árida irrelevância política, a sua ausência de pensamento próprio sobre a globalidade das políticas sectoriais ou até uma visão para Portugal que faça sentido em contexto de globalização competitiva e que funcione como alternativa ao governo reformista de José Sócrates, em rigor, não existe. E não existe em Santana nem no conjunto da oposição em Portugal.
Apesar de todas estas ausências de pensamento, Santana persiste no erro, na sua obsessão em agarrar-se ao poder, em combater numa geografia política para a qual sabe antecipadamente não estar preparado. Isto é aquilo a que designo a fase do Vietname político de Santana. E é assim porque ele prefere SENTIR a PENSAR.
Assim sendo, e ocupando o sentimento a função essencial do pensamento é óbvio que, à luz dos calculusinhos políticos de Santana, fará todo o sentido ele fazer mais um tabusinho nesta fase de cuidados intensivos do PSD.
Apesar de tudo, Santana nunca deixou de ser um menino-guerreiro artificial, reclamando-se até de um papel quasi-providencial por um dia ter conhecido e apertado meia dúzia de vezes a mão a Francisco Sá Carneiro. Lá bem no fundo, Santana ficou, para sempre, prisioneiro dessa "gaiola de ferro" - para a qual, hoje, ainda não encontrou a porta de saída.
Por isso ficou prisioneiro do seu próprio ego, agravado pelo facto de o SENTIMENTO ser visto como um factor mais válido do que o PENSAMENTO.
Porque se Santana pensasse há muito que já teria tirado umas boas e longas férias..., e ter dito a muita gente: hasta la vista!!!
Não o fazendo, Santana perde em toda a linha, porque aí são as pessoas, a sociedade em geral - que quer ver Santana pelas costas. Com ou sem tabúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Hora H - Santana Lopes na CNN - pt2
Santana Lopes e as miúdas da FHM
Gato Fedorento - Santana Lopes 1
Gato Fedorento - Santana Lopes 2