terça-feira

A sucessão de Meneses no PSD. A frase da noite pelo eloquente Ângelo Correia. O "double bind" de Belém....

" Cavaco foi tão bom Primeiro-Ministro quanto mau presidente do PSD"., Ângelo dixit.
Eis a frase da noite. Será caso para dizer que mesmo de olhos fechados o eloquente Ângelo fala verdade, o problema é que Cavaco não se perfila na corrida para a liderança do PSD nem, segundo creio, tem ambições de voltar a ser PM. Já lhe basta ser PR e ter de ir à Madeira - mimetizar as barbaridades que disse Jaime Gama de Alberto João Jardim, revelando um double bind - que espelha um duplo vínculo que é, no fundo, um mecanismo psicológico que tende a racionalizar uma nova técnica repressiva, nunca dizendo aquilo que verdadeiramente se pensa.
Ou seja, ir à Madeira e elogiar aquele que todos enxovalha - roçando, não raro, o ordinário e até configurando situações passíveis de ser processado criminalmente, resulta nesse tal double bind (duplo vínculo) que não é senão elogiar aquilo que se lamenta. Logo, trata-se de um problema psicológico da patogenia da comunicação duplamente ambígua e, portanto, da criação de personalidades esquizofrénicas.
Infelizmente, o discurso político em Portugal está povoado destas ambiguidades, algo que já integra o próprio dossier psicopatológico do nosso pobre escol dirigente. E aqui lamento a tibieza, para não dizer o medo do próprio PR em ter sabido - como devia - representar bem os portugueses que nele votaram.
Creio que os portugueses que votaram nele não foi para Belém ter medo ou promover o double bind..., muito menos na Madeira com o sr. Al berto.