domingo

Marcelo Rebelo de Sousa vota na "lista do regime" (como diria Alberto João) encabeçada por Ferreira Leite

O prof. Marcelo Rebelo de Sousa apoia Manuela Ferreira Leite porque ela encarna a imagem de seriedade, confiança e credibilidade. Imagem construída no partido e no governo e atestada nas sondagens - que a sinalizam como a mais indicada para candidata a PM.
Mas à luz do dr. Alberto João da Madeira a drª Ferreira leite representa a "lista do regime", e segundo o eng.º Mira Amaral - a dita "não tem competências" para o lugar. É óbvio que Marcelo está equivocado, e como é professor não deixa de ser problemático que não consiga distrinçar isso à légua. E depois ainda diz que os afectos e as emoções são secundários neste tipo de apoios políticos...
De Pedro S.Lopes diz que não tem tropas e de Pedro Passos Coelho diz que poderá ser um bom candidato a líder do partido, mas não a PM - falta-lhe experiência governativa, autárquica e o mais. Enfim, o costume...
Pergunto-me, seguindo esta "brilhante" linha de raciocínio, o que diria Marcelo de Cavaco na Figueira-da-Foz, em 1985!? Bem sei que Cavaco já havia sido ministro das Finanças de Sá Carneiro, etc e tal..
Assim como na acção política - também no domínio da análise identificamos as "análises do regime". Explicito:
1. Marcelo não vota em Santana Lopes porque é um impenitente reincidente, além de o achar um tremendo incompetente e o detestar pessoalmente. Isto é o que Marcelo pensa, deveria dizê-lo e não enfeitar o discurso num embrulho piroso de Domingo à noite em que já ninguém acredita. Análise implica seriedade, transparência e verdade, e não omissão ou confusão de sentimentos. Mais-a-mais Santana Lopes conseguiu ganhar Lisboa, coisa que Marcelo nunca conseguiu, daí o ressentimento que lhe ficou. Todos hoje guardamos o ridículo que foi aquele mergulho no rio Tejo. Fica para memória futura.
2. Por outro lado, Marcelo também não vota no Pedro Passos Coelho porque não dá o seu apoio a novatos sem provas dadas na vida política.
Sem querer questionar aqui o elevado raciocínio de um grande comunicador nacional, devo dizer que as análises de Marcelo me fazem lembrar, cada vez mais, os próprios protagonistas políticos no teatro de operações.
Ou seja, as análises aqui expendidas relativamente ao cenário que ora se coloca na luta pela liderança do PSD - e na identificação de um candidato a PM - traduzem as análises velhas do passado.
Vejamos então, segundo o nosso entendimento, o que está associado a este esquema mental do analista que visa apoiar o "passado do passado", alguém sem rasgo, sem capacidade de articular um discurso interdisciplinar e plurisectorial (e até com escasso vocabulário, o que dificulta a expressão), ainda assim, Marcelo elege Ferreira leite, a madrinha do António Preto (o pior do pior do PSD..) para "sua" candidata a PM.
Das duas uma: ou Marcelo é ingénuo, e apoia piamente a "damasinha-de-ferro" de Durão - que até de Economia & Finanças tem uma visão estática e redutora, ou então apoia a senhora cínicamente, pois sabe antecipadamente que ela não tem estaleca para ir a eleições contra Sócrates, e, à última da hora - o PSD entra novamente em convulsão interna e o partido reclama a quente um D. Sebastião que, teóricamente, seria Marcelo que salvaria o convento e iria a jogo contra Sócrates nas eleições legislativas de 2009 - ficando, nesse caso, Ferreira leite como a Secretária-Geral do partido. Quiça até - auxiliada por António preto - novamente, como seu braço-ante-braço-punho-e-dedos direito para a ajudar na gestão da vida interna do partido. Desta feita, sem "cartas de condução" à mistura, de preferência...
Seja como for, sendo Marcelo ingénuo ou politicamente cínico - ou ambas as coisas ao mesmo tempo, a sua análise remete-nos para um passado preocupante. Pois ao apoiar uma mulher do passado, que nunca revelou ter uma única ideia para o País - a não ser a contenção do défice ante a autoridade bruxelense - que até levou Sampaio a ironizar e dizer que há mais vida para além do défice - Marcelo está, ele próprio, a posicionar-se como um homem do passado, a viver do passado, sendo que o futuro, para ele, é reduzido ao presente chamado Manela Ferreira leite. É pobre, pobrezinho...
I.é, a actualização (analítica) do passado na mente de Marcelo faz-se em função da imagem que Ferreira Leite deu de si no passado afinada pelas sondagens do presente. E a antevisão do futuro que Marcelo faz do futuro do seu partido é, em bom rigor, o passado sempre actualizado no presente.
Por isso damos aqui 9 Val. a Marcelo para ele ir a exame em Setembro... E com muita benevolência.