quinta-feira

Candidatura de Teresa Zambujo. Prolegómenos...

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us Ruisinho:
  • Espero pelo teu blog de amanhã, 24, para saber dos ecos que terão ressoado da cerimónia de lançamento da candidatura da Teresa Zambujo à Câmara de Oeiras e à qual, não faltarás com certeza. Não sei se o slogan de candidatura é o que está no assunto. Se for, é muito bom. Simples, afirmativo, directo. De resto, a campanha da Teresa, deverá procurar ser, especialmente no estilo, exactamente o contrário da outra. E por isso, concordo com os requisitos que enuncias: Honestidade, Competência, Dinamismo, Juventude, Experiência e Disponibilidade, que devem ser defendidos e afirmados com convicção mas de uma forma simples, serena e sincera o que, de certa forma, parece corresponder à própria maneira de ser da senhora. O PS baixou as expectativas com a saída de cena da Maria de Belém e isso parece-me ser favorável à candidatura da Teresa pois haverá muitos PSs que irão hesitar entre o candidato da sua cor política e a própria Teresa, mais não seja pelos anti corpos com o Isaltino. Daqui a vantagem em acentuar bem as diferenças.
  • As grandes estratégias nem sempre têm resultados garantidos pois tenho, para mim, que não estamos no campo das ciências exactas. O Isaltino tem garantido o seu campo de recrutamento. A sua personalidade exuberante e com um vasto curriculum na política activa é propensa a definir, desde já, quem está contra ou a favor. Parece-me, neste aspecto, que a Teresa terá mais caminho a percorrer.
  • Tem apoios institucionais que lhe dão credibilidade, como tu referes, Marques Mendes e Balsemão. Tem um passado limpo, insuspeito e constitui uma maior garantia de honestidade quanto aos fins e aos processos. Mas precisa, sem dúvida, por que tem um caminho mais longo a percorrer, de uma campanha muito participada, alegre, com muito dinamismo e juventude que, de resto, tu mencionas. E como todas estas coisas não caem do céu é preciso quem as pense e execute. Tens dado, e continuas a dar, através dos teus blogs, o teu contributo esclarecido.
  • Fico a aguardar as tuas apreciações no MACROSCOPIO.
Xau . Boa Tarde Tio Quim
Image Hosted by ImageShack.us
Meu Bom Tio,
  • A candidatura decorreu conforme previsto: num clima muito verónico (junto ao mar) que coabita com a magnífica piscina oceânica em Oeiras. A candidata apresentou-se igual a si própria: sólida, serena, consistente e com uma imagem credível e atraente. Um espelho da pérola do Atlântico. Um sinal métrico de Oeiras. O rosto do município. O ambiente foi muito participado e a mensagem da candidata transpirava convicção por cada poro. Revelou garra, ideias e muita força anímica para enfrentar as forças do destino. Falou Balsemão, e falou bem. Fê-lo como grande empresário, político histórico e como cidadão. É um gerador de riqueza que confia em Teresa Zambujo dos pés à cabeça. Luís Marques Mendes fez um grande discurso de improviso. É bom nisso, foi certeiro, recuperou o longo CV de Teresa Zambujo - como uma longa carreira na Administração Pública. É curioso que Teresa Zambujo venha da alta Administração para a política... Rompendo o circuito habitual da partidocracia e do clientelismo que ocupa o aparelho de Estado uma vez no poder. A Juventude também estava representada.. E também falou.
  • O eixo da comunicação, introduzido com um pequeno filme de 5 minutos - demonstrou a obra da actual candidata: uma obra social que promete para o futuro. Um exemplo a seguir. E tudo girou em torno desse "exemplo" que a comunidade deve seguir com a maior atenção.
  • Um tal projecto para cidade presidiária em Caxias também não avançará. E o betão leva com um travão. Em nome, segundo disse, da tal solidariedade e coesão sociais. Oeiras, como aqui já referimos, não pode ser um sítio para viver ou fazer negócios só ao alcance da classe A.
  • A imagem com que fiquei, confesso, foi a de uma grande serenidade, solidez e consistência. A Mulher é autêntica. É espontânea. Tem palavra. Diria que a candidata está muito motivada e mais determinada. É, de facto, um exemplo a seguir. Novidades, novidades... não as encontrei. Talvez nos blogues anteriores tenha dito algo mais... Ou seja, sabia mais antes do que depois, o que parece, à priori, um contrasenso. Mas o melhor ainda está para vir... E o melhor é fazer andar a roda sobre o eixo movido sob a força do vento - que há-de empurrar as pás para moer o milho...
  • E fazer o pão. O pão de milho...
  • Dito de outro modo: Oeiras está em construção a partir de agora... Cada um vai plantando, aparando, regando a sua cidade como sabe e pode. Cabe a quem manda recolher as melhores ideias, integrá-las no eixo estratégico da campanha e depois executá-las. Parece simples, mas não é.
Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Ainda pensei em lá encontrar o Dr. Isaltino a bater palmas à pessoa em quem ele confiou a sucessão...
  • Alguém me referiu que teria por lá visto Maria de Belém felicitando Teresa Zambujo.. Mas quando me virei só vi uma sombra de um penteado hiper-geométrico e uma densa nuvem de laca no ar... Talvez fosse ela!!!
  • Se não cometer erros e fizer uma campanha sólida - Teresa Zambujo será eleita por 4 anos pela 1ª vez na sua vida. E isso é um facto histórico.