quinta-feira

O desempregado com filhos. Diamantes. A viúva.

  • Três pequenas estórias extraídas da já considerável obra de Gonçalo Tavares: o novo GT da literatura lusa.
  • Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us O desempregado com filhos.
  • Disseram-lhe: só te oferecemos emprego se te cortarmos a mão. Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou. Mais tarde foi despedido e de novo procurou emprego. Disseram-lhe: só te oferecemos emprego se te cortarmos a mão que te resta. Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou. Mais tarde foi despedido e de novo procurou emprego. Disseram-lhe; só te oferecemos emprego se te cortarmos a cabeça. Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou.
  • DiamantesImage Hosted by ImageShack.us
Em vez de uvas os cachos do reino deixavam cair sobre a terra diamantes. -Diamantes, diamantes, diamantes! Há anos que é só isto - queixava-se o produtor.
  • A viúva (advirto que a senhora infra não é nenhum quadro de "Pi-ká-aço")
Image Hosted by ImageShack.us
Mediu o morto e confirmou o facto: a morte encurtara-lhes as pernas. O resto do corpo permaanecia igual, mas as pernas haviam encurtado quinze centímetros, e apenas em duas horas. Mais tarde o fenómeno acelerou. No dia seguinte o morto era já composto aapenas por uns sapatos pretos e pela cabeça. A mulher do defunto estava irritadíssima. Só conseguia pensar no dinheiro desperdiçado no enorme caixão de madeira. - A minha madeira, a minha querida madeira! - murmurava ela, sem que ninguém a ouvisse. No dia do enterro a viúva não suportou mais e, à frente dos familiares, desatou a chorar, agarrada à madeira do caixão.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Este aqui da direita é o Gates..., o da esquerda era o Bill... que, desde então, melhorou muito a sua vida, a tal ponto de...
Image Hosted by ImageShack.us