sábado

O que é a legionella? Perguntas e respostas





O que é a legionella?
É uma bactéria que vive em ambientes de água doce ambiente, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras, isto é, locais onde com facilidade se libertam aerossóis.

Como se transmite?
A legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. Não se transmite de pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. O agente da infecção encontra-se preferencialmente na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado, nos aparelhos de aerossóis ou nas fontes e aspersores.

Quais são os sintomas?
Tosse, febre e dificuldades respiratórias. A pneumonia é o efeito mais visível. Em regra, entre dois a 10 dias depois da infecção podem surgir os primeiros sintomas.

Como se controla?
O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento (descontaminação) da fonte de infecção provavelmente associada, que se baseia na limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.

Não há vacina para a doença do legionário, mas trata-se com antibióticos.
___________

Etiquetas: ,