sexta-feira

Candidatos denunciam irregularidades na atribuição de bolsas da FCT


Segundo um comunicado de Imprensa as informações disponibilizadas levantam fortes suspeitas de ter existido um processo de auto-avaliação entre alguns dos avaliadores deste painel afiliados na mesma rede de investigação e, como ta,l não terem sido devidamente salvaguardados os conflitos de interesse

Além disso, ter-se-á verificado a ocorrência de erros graves na avaliação das candidaturas, que acabaram por beneficiar candidatos orientados por dois dos membros do painel e por um terceiro que com eles normalmente colabora; como se veio a apurar nas listas finais divulgadas aos candidatos a 14 de Janeiro deste ano.


Ainda segundo o comunicado a atribuição de um pacote de bolsas extra conforme anunciado pelo presidente da FCT, Miguel Seabra, em Assembleia da República, sem a devida correcção destes graves erros, é sintomática de um processo obscuro de acumulação de favorecimentos, que resulta num grande dano na salvaguarda da Ética na Ciência.


Esta denúncia consta de uma carta endereçada por alguns candidatos deste painel ao presidente da FCT. Basicamente, o grupo solicita a sua intervenção, e alerta para o facto de estas irregularidades descredibilizarem e colocarem em risco o bom nome da instituição.

___________

Obs: Com a direcção vigente, que considera que as pessoas servem para experiências com ratinhos, tudo é possível. Tudo o que não deveria ser provável e admissível numa instituição que deveria gerir os recursos públicos com rigor, isenção, imparcialidade e competência, e ética, que é tudo aquilo que tem faltado à actual equipa que gere a instituição - como se esta fosse o quintal dos feitores à ordem dos senhores, de certos senhores. 


Etiquetas: