segunda-feira

Obama escreve a Cavaco

PR: Obama escreve a Cavaco, quer trabalhar em conjunto para edificar "mundo mais seguro".
O Presidente da República recebeu esta semana uma mensagem do Presidente dos Estados Unidos, em que Barack Obama reconhece a importância do relacionamento com Portugal e manifesta o desejo de trabalhar com Cavaco Silva para "edificar um mundo mais seguro".
"Estou confiante em que poderemos trabalhar em conjunto, nos próximos quatro anos, num espírito de paz e amizade, com vista a edificar um mundo mais seguro. É meu desejo trabalhar com Vossa Excelência nesse esforço e na promoção das boas relações entre os nossos países", lê-se na missiva a que a Lusa teve hoje acesso.
Na mensagem, Barack Obama agradece também as felicitações enviadas por Cavaco Silva a 05 de Novembro, quando o novo Presidente dos Estados Unidos foi eleito, manifestando-se muito sensibilizado com a missiva que apreciou "particularmente".
Na carta agora enviada ao chefe de Estado português, Barack Obama reconhece ainda existir "um quadro de desafios", que poderão ser melhor enfrentados em conjunto.
Por outro lado, salienta ainda o Presidente dos Estados Unidos, também existem "excelentes oportunidades que, se abordadas com eficácia, poderão contribuir para promover os objectivos da nossa aliança".
"Ao darmos início à nossa colaboração, estou absolutamente convicto da importância fundamental do nosso relacionamento", acrescenta ainda Barack Obama.
Na mensagem enviada por ocasião da eleição de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos, Cavaco Silva tinha também manifestado a convicção de que os "laços de amizade" que unem Portugal e os Estados Unidos e a "estreita cooperação" que caracteriza a relação bilateral entre os dois países nos mais diversos domínios "encontrarão novas oportunidades para se reforçarem e expandirem".
Na missiva que enviou no início do Novembro, o Presidente da República tinha igualmente sublinhado o "papel da significativa comunidade de portugueses e luso-descendentes residentes nos Estados Unidos da América", considerando tratar-se de um importante elo de ligação entre os dois países.
"Estou certo de que a acção de Vossa Excelência constituirá um contributo determinante para a necessária coordenação de esforços a nível internacional a que obrigam os desafios com que o mundo se confronta. Só assim seremos capazes de ultrapassar os problemas que se nos colocam e de tirar partido das oportunidades que se nos oferecem", lia-se ainda na mensagem enviada por Cavaco Silva ao Presidente dos Estados Unidos. [...]
Lusa/fim
Obs: É bonito este relacionamento. Somos já uma aliança, a geografia também predispõe Portugal virado para o Atlântico, comungamos da mesma civilização de valores e aspirações, portanto o resultado só poderá ser sinergético. O cão d' água também deve ter ajudado na sedimentação destes laços - que se poderão reforçar... Depende da forma como a Europa ajudar Obama a encerrar Guantánamo..
O handicap, doravante, é que o oportunista da Madeira, o tal que há 30 anos se mantém no poder e trata a ilha como quem gere o seu laranjal, passará a pedir dinheiro directamente a Washington dc para construir os hospitais e as escolas na Madeira.
De certo modo, até será um alívio para Sócrates e para o orçamento da República, ainda que um dia destes venha outra carta de Obama perguntando a Cavaco quem é esse tal de "pendura" da Madeira que passa a vida a enviar telegramas para Washington pedindo dinheiro para obras insulares...
Aguardemos pelos desenvolvimentos deste namoro transatlântico inscrito no ADN dos dois Países.
Já agora uma notinha de carácter histórico: Portugal foi, salvo erro, a 1ª potência do Velho Continente a abolir a escravatura no séc. XIX, facto que deverá dizer muito a Obama. Se não disser, a malta aqui de Lisboa recorda-o, o que constituirá um excelente pretexto para uma visitinha aos mestiços do Continente.
Se não o convencermos por essa via - abolição da escravatura - poderemos sempre dizer que das potências coloniais fomos aquela que mais e melhor praticou a miscigenação, logo a menos racista de entre todas as potências coloniais europeias que no séc. XIX fizeram a corrida a África para explorar o Continente.
Desconheço se a carta de felicitações de Nov. de 2008 de Cavaco a Obama referia este dado histórico, mas se fosse uma carta sábia deveria ter pensado nisso.
Duvido...