domingo

Evocação de Woody Allen

[...]
Esperar que a noite termine está a tornar-se cada vez mais difícil. Ontem à noite experimentei a incómoda sensação de que alguns homens tentavam irromper pelo meu quarto dentro para me lavarem a cabeça. Mas porquê? Imaginei-me a ver formas tenebrosas e às três da manhã a roupa interior que pusera numa cadeira pareceu-me o Kaiser de patins. Quando consegui por fim adormecer, tornei a suportar esse sonho horrível em que uma marmota me quer como prémio de uma rifa. Desespero. in Wody Allen, Prosa Completa, Gradiva, 2004.
Obs: WA tem o cérebro intensamente criativo, hiperactivo, os seus neurónios estão num constante turbilhão criativo. Porventura, em criança foi um menino-índigo - e quando partilha estes aparentes disparates mais não faz do que dar-nos uma lição na 1ª pessoa de psiquiatria aplicada a todos nós monitorizada por ele próprio. Na realidade, 5 euros de cinema WA poupa-nos algumas idas ao psiquiatra, porque funcionam como terapia. WA tem a vantagem de já ter quase a idade do século e, ao mesmo tempo, gozar da irresponsabilidade duma criança. Mas a sua intuição, espontaneidade, subversão à moralidade estabelecida e uma poderosa imaginação fizeram dele aquilo que ele é hoje: uma pessoa respeitável, dentro e fora do cinema.
Espero, doravante, que após ter aqui deixado um traço impressivo sobre WA não tenha um sonho precognitivo, daqueles que não possam ser considerados pura coincidência. Sonharmos com a morte de alguém e esta vir a acontecer pouco depois. Não me importava de sonhar que a economia de Portugal estava em alta, cada português poderia agora ter um Larboghini miura e duas casas de férias. Não me importaria de sonhar tudo isso, desde que pela manhã não acordasse com a cama a flutuar no alto-mar, rodeado de tubarões...
Woody Allen's best play ever

PS: Notas dedicadas a Woody Allen.