sábado

FMI defende criação de «bad banks» para ajudar banca. Strauss-Kahn tem razão...

Director-geral quer estrutura que livre bancos dos activos tóxicos.
O director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, afirma que o maior problema que os Estados enfrentam actualmente é a reestruturação dos bancos, defendendo a criação de uma estrutura que livre a banca dos seus activos tóxicos.in AF
«O problema a tratar, é realmente o da reestruturação do sector bancário», afirmou aos jornalistas, à margem da reunião do G7 em Roma.
Strauss-Khan foi questionado pelos jornalistas sobre o que pensava acerca da criação de «bad banks», estruturas bancárias para tomar os activos tóxicos dos outros bancos, de modo a reequilibrar os seus balanços. Na resposta, o líder do Fundo considerou que essa seria «a solução mais simples entre as várias soluções técnicas».
«Deve explicar-se que é preciso voltar a pôr de pé um sector financeiro que funcione, não certamente para salvar os accionistas», mas porque «a economia moderna precisa de um sector financeiro que funcione», disse.
«Isso só poderá voltar a acontecer depois dos balanços bancários estarem limpos. Os bancos que não são viáveis deverão ser tomados por outros ou encerrados», concluiu.
Continuação:
BCE prepara orientações para criação de «bad banks»
UE prepara acordo para livrar bancos dos activos tóxicos
EUA pode comprar 388 mil milhões em activos tóxicos
Obs: Dê-se devida nota desta doutrina à "dona Constança" do Banco de Portugal, que anda a dormir há anos, e há anos também que o BdP deveria ser uma instituição reguladora eficaz e eficiente e não é. Isto redobra o problema em Portugal, dado que não é só a banca que não funciona, mas também aquelas que supostamenmte deveriam ser as suas instituições de supervisão. Nisto, é triste dizê-lo, mas até o cds tem razão.