quarta-feira

A homosexualidade

Nunca nos referimos aqui à homosexualidade, masculina ou feminina. Nem me considero especialmente qualificado para tal. Por isso deixo aqui uma opinião meramente pessoal acerca de um assunto que está ganhando contornos políticos, e é nessa instância, no terreno da cidadania, que a questão a todos se coloca.
Uma das questões que julgo pertinente colocar é saber se algumas pessoas nascem gay?
A ciência está a chegar a conclusões que defendem que a orientação sexual das pessoas é inata. Se assim for, isto evitaria imensas complicações de futuro. Muitas desilusões que hoje têm lugar na vida emocional das pessoas, tenderiam a diluir-se uma vez confirmada aquela presunção da ciência.
Tais estudos ao apontarem para que a homosexualidade seja inata - o preconceito anti-homosexual existente tenderá a desaparecer, já que os homosexuais não são responsáveis pela sua atracção pelo mesmo sexo e pelos seus comportamentos(?). Ou melhor, sendo - são-no cada vez menos. Com a ajudinha amiga da mão da ciência, naturalmente!!!
Ou seja, partindo do pressuposto que os homosexuais podem ser facilmente identificados pelos modernos exames e diagnósticos médicos - através de sondagens cerebrais, isso vai significar que serão enviados esforços para descobrir a criança pré-homosexual com a finalidade de uma intervenção correctiva. Entenda-se aqui "correctiva" para assumir verdadeiramente a sua disposição sexual mais forte e determinada.
Confesso que a questão começa a ter uma expressão política assinalável na Europa, o que exige o concurso dos contributos dos vários ramos do saber para discutir sériamente a questão em termos políticos, se nova legislação vier a ser adoptada para em Portugal para legalizar os casamentos gay.
Embora tudo isto seja mais complexo do que umas considerações da ciência, dos sociológos, dos políticos, etc. Até porque muitos gays e lésbicas sentem desagrado pelos bisexuais e vice-versa. Noutros países estas comunidades andam de candeias às avessas. Pois os gays consideram que os bisexuais não passam de homosexuais com medo de o admitirem. Por seu turno, os bisexuais entendem que os gays e lésbicas ignoravam o facto de os bisexuais também enfrentarem discriminações várias por estarem envolvidos em ligações com o mesmo sexo.
A questão que seria interessante ver respondida seria perguntar a Jesus Cristo - em directo - o que pensaria Ele de tal assunto.
Muito embora confesse que se tivesse oportunidade de tomar um cafésinho com Ele, teria, certamente, questões bem mais importantes a colocar-Lhe do que essa que, nalguns casos, é vista como um reflexo de sociedade avançada, noutros casos assume um sinal inverso.
Mas como diria o outro: a vida nunca é a preto e branco. As pessoas nem sempre têm uma preferência sexual exclusiva pelo seu próprio sexo ou pelo sexo oposto. Por vezes, como acima evidenciámos, durante o mesmo período de tempo, as pessoas são atraídas pelo seu próprio sexo e pelo oposto. Ou podem viver uma vida atraídas pelo sexo oposto e as atracções mudarem para o mesmo sexo pouco tempo depois. E com isso elas não passam a ter dois sexos...
Enfim, a orientação sexual - como a vida nos seus aspectos mais dinâmicos - está em trânsito para "qualquer lado", nem sempre para melhor. Sendo certo que a existência da bisexualidade - e dos seus inúmeros padrões - são um enigma quase tão grande como são os OVNIS.
Já agora, confesso aqui que este assunto, o do OVNIS, é-me paricularmente mais cativante do que o estudo da homosexualidade e da sua resolução em termos normativos pela lei portuguesa.
OVNIS nunca vi nenhum (com muita pena minha), gays vêm-se todos os dias...