quarta-feira

Guerra Fria em versão Caracas.

d.r.
Venezuela aberta a bases russas, in CM
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez uma oferta surpreendente ao primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin: “Se as Forças Armadas russas quiserem estar na Venezuela, serão recebidas calorosamente”.
A proposta do Chefe de Estado venezuelano foi feita durante a visita oficial ao país e surgiu numa altura em que a Rússia ameaça enviar bombardeiros para Cuba, como resposta ao sistema de defesa anti-míssel que os Estados Unidos pretendem construir na Europa Central.
Caso a oferta seja aceita, a Rússia poderá instalar bases militares nas Caraíbas, mesmo às portas dos Estados Unidos.
Para defender a sua proposta, Chávez sustentou que a Venezuela está tão bem situada como Cuba e mostrou-se contra o que considera serem os “planos agressivos” dos Estados Unidos. O presidente venezuelano afirmou mesmo que “içariam bandeiras, tocariam os tambores e cantariam canções, porque ali estariam os seus aliados com quem partilhar a mesma visão do mundo”.
Em Moscovo, Chávez negociou o reforço do armamento venezuelano, através da compra de armas.
O presidente da Venezuela estará esta quarta-feira em Portugal, onde se encontrará com o primeiro-ministro José Sócrates. No encontro serão assinados acordos bilaterais económicos, para as áreas das obras públicas, habitação e energia. Esta será a terceira vez, em menos de oito meses, que os dois líderes se encontram.
Obs: Pergunte-se a Hugo Chavez se também não quer utilizar a base das Lajes para manobras - só para chatear os norte-americanos... - como contrapartida para Portugal de uns bons tanques de crude.
Mas cuidado com os eco-fundamentalistas...