quinta-feira

O futuro Hospital de Todos os Santos - Zona Oriental de Lisboa -

O futuro Hospital de Todos os Santos, uma parceria público-privada, vai custar entre 150 a 200 milhões de euros e estará em funcionamento em 2012. O concurso público internacional para a construção da unidade de saúde lisboeta vai ser lançado no primeiro trimestre de 2008. Essa garantia foi deixada ontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, após a assinatura do protocolo de cedência dos terrenos municipais no Parque da Bela Vista, zona oriental de Lisboa, onde será edificado. O ministro sublinhou que o novo hospital “é uma necessidade inquestionável de várias décadas”.
De entre as vantagens enumeradas por Correia de Campos que o Hospital de Todos os Santos irá trazer destacam-se os prometidos ganhos para a saúde pública devido à melhoria dos cuidados prestados, modernos, de grande qualidade e mais acessíveis. Mas o novo hospital permitirá ainda “libertar o coração histórico da cidade para uma requalificação inteligente, para novos espaços públicos”.
MELHORAR A BAIXA
A esse propósito, António Costa, presidente da autarquia, salientou que o “eixo compreendido entre o Martim Moniz, a Praça do Chile e a zona da Mouraria será uma prioridade da autarquia, deste e do próximo mandato para uma intervenção de requalificação urbana”. Porém, escusou-se a avançar pormenores sobre a requalificação daquela zona da capital. [...]
Obs: Lisboa já há muito que precisa duma infra-estrutura de Saúde que centralize os serviços deficitários médicos que hoje se prestam em hospitais velhos e decadentes, como o de S. José e Desterro dando sempre a sensação ao paciente que ao entrar neles ía a caminho do crematório. Um hospital, mesmo para os visitantes dos pacientes, deve ser uma unidade moderna, aprazível onde se possa respirar e não um bloco de paredes velhas que deprime ainda mais os doentes e os familiares e amigos dos pacientes. Uma boa notícia, portanto.