segunda-feira

A futebolítica em acção = promiscuidade entre o futebol, a política e as autarquias

"O Repórter Jumento conseguiu captar o momento em que Carmona Rodrigues ensaiava o seu mortal encarpado".
Obs: Esperemos que para a próxima o Jumento enquadre MMendes a fazer um triplo mortal encarpado com pirueta à rectaguarda em direcção a uma piscina vazia. Tal será o seu resultado em Lisboa, especialmente com o logro que será Seará, o homem da Bola, que é como quem diz: da futebolítica.
É tão curiosa quanto sustentável esta análise, pois para além do Jumento mais 10 milhões de tugas a devem ter cogitado, excluindo os fanáticos da bola que tendem a confundir a gestão séria dum município com a Assembleia Geral do Benfica. Creio que até o Benfica merecia melhor, Lisboa também.
De facto, Mendes anda de cabeça perdida: a Manela Ferreira Leite dá-lhe nega, a Paula Teixeira da Cunha idem, o António Preto para isto já não serve, fora aqueles que desconhecemos - e depois lá aparece um docente universitário sem obra escrita, sem obra política mas, há sempre um but... tem estória no comentário futebolítico, e é este o critério político mais importante que MMendes reputa essencial para escolher um player de 2ª linha para assaltar a Capital, depois de a ter minado e endividado com Carmona.
É óbvio que se Seara fosse minimamente inteligente, poupar-se-ía ao incómodo de gastar uma hora a vir de Sintra para ser eleitoralmente humilhado em Lisboa. Mas como esta gente é salta-pocinhas e irresponsável e está-se nas tintas para o eleitorado com quem contratou, vive neste bailado das "trânsfuguices" políticas. Depois MMendes queixa-se por não ter credibilidade e perder votos até para o BE.
O que não estranha, já que Seara é uma versão minorca de Durão Barroso, só aquele emigrou do cds e aterrou no psd por mero calculismo político, Fujão evadiu-se de Portugal e fixou-se em Bruxelas por calculismo pessoal. Leram todos plos mesmos manuais: os da sacanagem política. Espero que os munícipes lisboetas os topem à distância e consigam diferenciar a 750m. um vigarista da política dum político vigarista.

Marques Mendes deveria explicar muito bem porque escolhe Seara para candidato à CM de Lisboa, depois de tudo o que sucedeu apostar num homem do mundo da bola é dar um grande chuto na sua credibilidade, não só opta por uma solução perigosa pois Seara não está à altura da gestão da autarquia da capital como se torna evidente que Marques Mendes está sem generais sendo obrigado a optar por gente promovida pelas televisões.