terça-feira

Uma discussão estúpida: este Marques mendes perdeu uma grande oportunidade para estar calado, again...

Prisa refugia-se em Balsemão para justificar Pina Moura
A Prisa afirma não compreender a razão da polémica em torno da nomeação de dois militantes socialistas, Joaquim Pina Moura e José Lemos, para o conselho de administração da Media Capital.
Daniel Vaz (in Diário Económico)
O grupo liderado por Jesús de Polanco dá o exemplo de Francisco Pinto Balsemão, que fundou o PSD e o grupo de comunicação social Impresa. Fontes oficiais da empresa espanhola reagiram, em declarações ao Diário Económico, dizendo: “não entendemos esta polémica”. “Sobretudo tendo em conta que o presidente do nosso maior concorrente em Portugal é o fundador do partido da Oposição e nunca foi dito que a sua independência profissional estivesse comprometida por essa razão”, acrescenta fontes oficiais.
A escolha de Pina Moura e de José Lemos tem sido alvo de críticas por parte do PSD. Em comunicado, o partido diz tratar-se de uma forma de controlo político “assumido e sem qualquer vergonha”. Marques Mendes diz que se trata de um “descaramento”, enquanto Morais Sarmento disse tratar-se “de um escândalo”. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a escolha parecia “nomeação política”.
As críticas à nomeação do antigo ministro de António Guterres adensaram-se com a entrevista que concedeu ao semanário “Expresso”. Pina Moura afirmava que “não há nenhum projecto empresarial que não tenha objectivos políticos, nomeadamente na comunicação social”. O antigo deputado acrescentava ainda que o convite que lhe foi feito também tinha um pressuposto ideológico. “A TVI tem um cardeal laico, republicano e socialista”, disse.
Obs:
1. Tudo é político, tudo se politiza, onde está, pois, a fronteira? Haverá entidade de regulação para impôr esses limites? E com a Sic de balsemão... relativamente ao Psd, como é? Tudo isto é discutível, mas já o bom do Eça no séc. XIX dizia que são sempre meia dúzia de senhores da alta finança que manipulam os políticos, estes mais não são do que fantoches nas mãos daqueles. Isto é uma verdade absoluta ou relativa? Hoje haverá uma financeirização da política...
2. No caso de Pina Moura, teremos de aguardar para aferir qual será a sua prática de gestão e qual será, in concreto, a grelha diária da TVI. Ou seja, se esta estação irá fazer uma agenda-setting pro-governamental minando ou desvalorizando a actividade da oposição; ou se irá ter preocupações de equilíbrio na produção desses conteúdos mantendo-se equidistante na cobertura e atribuição dos tempos de reportagens a todos os quadrantes do espectro político..
3. Para já, pese embore as críticas - até pelo seu inesperado, devo confessar que aquilo que deve incomodar (mais) a oposição é a natureza excepcionalmente bem remunerada dos cargos para que Pina Moura é sempre convidado, e, por regra sempre ao serviço dos denominados interesses estrangeiros cá dentro. E logo-logo tinham de ser os espanhóis... Porra!!!
Ainda veremos MMendes a industriar um daqueles seus deputados de 3ª linha para perguntar a Pina Moura - em sede de comissão para-lamentar - quanto é que Pina Moura irá ganhar. Só espero que MMendes tenha algum common sense e não delegue essa tarefa no antónio Preto, o homem da mala - que, esse sim, não se sabe quanto "ganhou" indevidamente através da mala e das cartas de condução. Tudo, claro está, sob a égide de MMendes que até o manteve como deputado. Aqui o critério ético de Mendes ficou na gaveta - ante a gravidade da situação.