domingo

Breves balancetes de 2006

- Como pior notícia da Europa destaco a performance política de durão Barroso: inerte, sem visão, sem liderança, sem projecto, sem miolos. Apenas gerindo as despesas correntes da Comissão, mas que bem poderia ser a Feira de Carcavelos. By side, irrompe SLopes, seu fidagal inimigo político, é aqui eleito como o pior autor do ano editado com a chancela da comunista zita seábra hoje no psd. E porquê? Simplesmente, por continuar a confundir percepções com realidades.
- Souto Moura na esfera da Justiça representou aquilo que de pior ela pode ter: laxismo, irresponsabilidade, falta de autoridade, fugas de informação.
- Paulo Portas - é o pior comentador político, não apenas porque se aproveita de alguns recursos intelectuais para refazer a sua imagem junto da opinião pública, como procura racionalizar a plataforma que Balsemão pôs ao seu dispôr para minar o terreno no seu próprio partido. É, portanto, um fratricida da política em Portugal. Se amanhã tiver de vender a mãe para chegar a ministro jamais hesitará.
- Antónho Preto - é o pior deputado da AR, não apenas porque sobre ele impedem "n" acusações de corrupção mas também porque nunca ninguém soube o que pensa acerca de qualquer coisa. A imagem que fica quando tudo passar é a de que chegam à política os cola-cartazes e os corruptos do burgo. O hemiciclo carece de uma grande limpeza.
- Marques Mendes revelou-se o líder da oposição mais frágil, não apenas por lhe faltar imaginação e uma ideia estratégica para Portugal, mas também porque não tem autoridade no seio do seu próprio partido. Casos de corrupção deveriam ser imediatamente erradicados do psd, mantê-los é perder a escassa credibilidade que já se tem. Mendes nunca será PM de Portugal, o tempo triturá-lo-á.
- O grupo millenium - por ter aquela árvore no Terreiro do Passo - é o pior aborto da baixa lisboeta, sobretudo pela poluição visual que gera.
- Jerónimo de Sousa é o político mais retrógrado e estalinista do país, pois em pleno séc. XXI e em contexto de democracia pluralista deu-se ao luxo de expulsar duma autarquia (de Setúbal) um autarca legitimamente eleito - com a conivência local do ps e do psd num dos grandes crimes ao poder local desde o 25 de Abril
- Bernardo do pcp - é o deputado menos credível do país, seguido de a.Preto, porquanto ainda continua a defender que a Coreia do Norte e o seu líder são verdadeiros democratas. É pena já não haver gulags, senão seriapara lá qie deveriam ir, só com one way ticket.