domingo

Corpos sem história: "Cães danados" - de Quentin Tarantino

"Eles não se conheciam. Foram recrutados e realizaram o crime perfeito. Depois, o seu simples assalto explode numa sangrenta emboscada e os impiedosos assassinos percebem que um deles é um polícia infiltrado. Mas qual?
Aclamado pela crítica pelos seu poder frontal e ferocidade de cortar a respiração, este filme é um brilhante clássico dos filmes de gangsters americanos, do argumentista/realizador Quentin Tarantino. Do elenco fazem parte nomes como Harvey Keitel, Tim Roth, Christopher Penn, Steve Buscemi, Lawrence Tierney e Michael Madsen."
*******************************************
  • Obs: Há muito que percebbi que a teoria política disponível não basta para explicar as barbaridades que transcorrem pelo nosso mundo. De súbito, evocamos cenas de filmes retomadas agora noutro contexto: o do enforcamento de Saddam por um Iraque americanizado e xiitizado. Surge um trio (ou um quarteto) conflitual de forma alguma redutível a um bando étnico ou a um grupo do tipo mafioso ou delinquente.
  • O que parece susbsitir naquele enforcamento é que o Ódio começa agora a exibir a sua assinatura, o nome próprio de cada um dos fautores da invasão do Iraque começará agora a ganhar letra de forma. É triste quando temos de reconhecer que a realidade já há muito ultrapassou a ficção, e mais grave ainda é quando Portugal (e a Europa, que agora lava as suas manápulas como Pilatos) tem um desses players envolvidos - ainda que indirectamente - na jogada sórdida da História recente do Iraque.