quarta-feira

A "democracia de esquema" da maioria parlamentar

Nota prévia: A UTAO foi erigida em órgão soberano (pela coligação da troika nacional) e fiel representante da vontade dos eleitores em escolher as várias opções de políticas públicas que constam dos programas eleitorais e que são comunicadas à sociedade pelos partidos. O PS caiu nesta esparrela, e não sairá dela imune. E com aquele líder parlamentar (Ferro Rodrigues..), pior ainda. Veremos. Quanto à UTAO.., ainda a veremos convertida em partido político a defender um misto das melhores ideias que vai coligindo por parte de cada um dos partidos e dos respectivos programas partidários. Pobre eleitor que se vê progressivamente arredado destas jogadas politico-partidárias com incidência na manipulação parlamentar por parte duma maioria cujo saldo para o país é só um: empobrecimento.

________


PSD vai forçar a análise das contas do PS pela UTAO, link


O relatório “Uma Década para Portugal” foi coordenado por Mário Centeno (à esquerda, com Galamba e Costa). Este documento será uma base de trabalho para o programa eleitoral do PS, que será apresentado a 6 de junho
O relatório “Uma Década para Portugal” foi coordenado por Mário Centeno (à esquerda, com Galamba e Costa). Este documento será uma base de trabalho para o programa eleitoral do PS, que será apresentado a 6 de junho.
Socialistas defendem que a análise ao programa económico extravasa as competências daquele organismo. Mas grupo parlamentar do PSD levará tema à comissão parlamentar.
O PSD e o CDS vão utilizar a maioria parlamentar de que dispõem para obrigar a UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental, organismo que apoia o Parlamento em matérias financeiras) a analisar as propostas do programa macroeconómico do PS. Os socialistas respondem que essa análise iria extravasar as competências da UTAO.
O grupo parlamentar do PSD confirmou ao DN que seguirá o que foi decidido pela direção do partido: se o PS não submeter o seu programa macroeconómico à UTAO por livre iniciativa, os deputados da maioria (o CDS dará cobertura aos sociais-democratas) avançam com o pedido através da Comissão de Orçamento e Finanças (COFAP).
__________

Etiquetas: