domingo

Muro de Berlim em imagens

Muro de Berlim em imagens, link






25 anos depois, o muro de Berlim pertence ao mundo (em imagens)

Tags:Muro de BerlimHistóriaBerlimInternacionalMultimédia,Galeria

Na noite da queda do muro de Berlim, a 9 de novembro de 1989, a barreira que dividiu a cidade durante 28 anos cedeu às picaretas e vontade das pessoas. No entanto, a necessidade de preservar a História evitou que o muro desaparecesse por completo.
Em Berlim, foi criada a "East Side Gallery", uma galeria de arte ao ar livre com uma secção do muro com 1,316 quilómetros. Ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke, este pedaço do muro exibe 106 pinturas de artistas de várias partes do mundo.
Fora da Alemanha, ter um segmento do muro era ter um pedaço da História e muitos museus, artistas e até governos fizeram questão de manter essa memória viva. Na maioria dos casos, os segmentos foram doados pelas autoridades alemãs, outros foram comprados por pequenas fortunas.
Hoje em dia, é possível encontrar parte do muro de Berlim no santuário de Fátima, na Austrália, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Israel, França, entre outros. Alguns pedaços estão perto de museus, universidades ou parques, outros estão em instituições como o Parlamento Europeu em Bruxelas ou as Nações Unidas em Nova Iorque. [...]

Etiquetas: