terça-feira

Carlos do Carmo é o primeiro português a conquistar um Grammy. CC já é património imaterial da humanidade



Carlos do Carmo é o primeiro português a conquistar um Grammy,link




A Latin Recording Academy anunciou hoje ter agraciado o cantor de "Um Homem na Cidade" com o Prémio à Excelência Musical - "Lifetime Achievement" no original em inglês -, uma distinção única que pretende celebrar a carreira de um artista.
Carlos do Carmo é o primeiro português a conquistar um Grammy
Carlos do Carmo tornou-se o primeiro português a ganhar um Grammy e logo numa das categorias mais consideradas, o "Lifetime Achievement", entregue apenas aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que lograram com determinada canção ou álbum.
O fadista português foi ontem informado pelo próprio presidente da Latin Recording Academy,  Gabriel Abaroa Jr., que havia vencido o Grammy, tornando-se assim no primeiro português a conquistar um galardão que também já foi entregue a Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Miles Davis, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown, Tom Jobim, David Bowie, Leonard Cohen, Johnny Cash ou, já este ano, Kraftwerk, Ney Matogrosso e Los Lobos. [...]
_________________

Nota: Paramos todos e, atentos e espantados, ouvimos Carlos no Carmo. Como se o mundo não tivesse mais amanhã(s)...

Carlos do Carmo - fica. 
Obs: Estou muito curioso para ver o que dizem as entidades oficiais sobre este importante prémio, designadamente o Sr. Silva e S. Bento. É que o Fado é, hoje, um importante capital simbólico que cimenta os costumes e as tradições na vida colectiva de um povo e que projecta - como uma lança - o nome de Portugal abroad

Entra, assim, na valorização do paradigma do Património Imaterial ou Intangível que hoje recria as identidades dos povos, e que, no nosso caso, acentua a singularidade de ser português.

________________________


Etiquetas: ,