quarta-feira

Evocação de Somerset Maugham: a paixão e a dor é um golpe...


Dizia o notável escritor inglês, Somerset Maugham (1874-1965) que o amor é um golpe baixo que nos é aplicado para garantir a continuidade da espécie.
 
- Sendo certo que, para cada um de nós, a paixão e a dor são sentidas de forma diferenciada quando se fala de assuntos do coração. Explicito: com o fim duma relação sobrevem a actividade hiperactiva de recapitulação. Quando Ela descobre que Ele andou a pular a cerca, a história do semestre anterior é visto e revisto à lupa. Contudo, a ordem dos factores é arbitrária..
 
- É por isso, concluirá Ela - que Ele, nesse período, chegava tarde a casa, andava muito cansado, etc. A revisão é longa e detalhada. É, com efeito, nesse instante que o anjo se converte no diabo. Tudo isso pode, no quadro dessa relação, originar um acesso de distúrbio de stress pós-traumático, traduzida em noites mal dormidas, passadas a reviver o passado e a recapitular a história para encaixar novos factos.
 
- Se assim é no quadro duma relação a dois que termina, como, aliás, termina tudo, pergunto-me como, doravante, podem reagir 10 milhões de portugueses na esfera pública perante o que se passa em Portugal nos domínios social, económico e financeiro?!

Etiquetas: