terça-feira

A importância de Sócrates nos dias d´hoje

 
Não estamos a discutir um tema sem importância, mas sim como devemos viver, diz Sócrates - repescado por Platão em A República. Urge reconhecer, por causa desta brutal escala de importância, que um PM comprovadamente incompetente, e uma chancelarina comprovadamente egocentrica - jamais deveriam ser autores de tanto poder e capacidade de decisão.
 
Pois tendo-o revelaram, à saciedade, não o saber usar. Um porque é manifestamente impreparado (técnica, cultural e políticamente), o outro porque é determinadamente inflexível na definição das medidas com base nas quais foram impostos os planos de austeridade para os países do sul da Europa.
 
Falo, pois, dum par fatal para a economia europeia e nacional que, entre múltiplos aspectos na complexa dimensão europeia (cujo projecto de Schuman, Monnet e Delors está hoje seriamente amputado), têm ultrajado as instituições comunitárias pelo desrespeito e atropelamento sistemático a que o directório unipessoal germânico remeteu o próprio projecto europeu e as suas instituições (que deixaram de se reunir e ter o tradicional poder formal previsto nos tratados).
 
Veremos, doravante, se já não será tarde demais para remendar os erros grosseiros já cometidos pela "patroa" da Europa acompanhada por alguns dos seus peões de brega.
 
 

Etiquetas: