quarta-feira

Sócrates lança nova etapa nas relações com Moçambique

O primeiro-ministro português formalizou, esta manhã em Moçambique, uma série de acordos que constituem nas palavras de José Sócrates “um novo fôlego, uma nova ambição, um novo impulso”.dn
José Sócrates destacou esta visita oficial, que ontem começou, como um passo histórico que resultará na institucionalização de cimeiras anuais entre os dois países.
Hoje mesmo, no sentido de apresentar a cooperação económica com Moçambique será lançado o Banco Luso Moçambicano que, diz o primeiro-ministro português “apoiará projectos estruturais para o desenvolvimento de Moçambique”.
O sector mais promissor, segundo o chefe do Governo português, é o das energias renováveis onde Portugal “fez um longo caminho” estando na disposição de criar investimentos em território moçambicano.
Por seu lado, o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, agradeceu a Sócrates e apontou-o como "um grande amigo de Moçambique" e apelou a que os empresários portugueses invistam neste país. Obs: Seria bom que Portugal regressasse a Moçambique, e que Moçambique também viesse para Portugal, um país africano cada vez mais anglofilo.

Etiquetas: , ,