quarta-feira

UCCLA homenageia Nuno Krus Abecasis. Um legado importante na cidade de Lisboa

Tenho uma memória mais visual do que prática da obra que Krus Abecasis deixou na cidade de Lisboa - cuja área metropolitana tem hoje cerca de 30% da população do país e apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia fazendo desta região a mais rica do país.

Krus Abecassis tinha ascendência judaica e era formado em engenharia no Instituto Superior Técnico, foi um destacado militante do CDS (do tempo de Freitas do Amaral e de Adelino Amaro da Costa), integrou o governo de coligação do PS com o CDS em 1978, na qualidade de Secretário de Estado das Indústrias Extractivas e Transformadoras. Em 1979 é eleito autarca da capital, com maioria absoluta e depois reeleito em 1985, completando, assim, uma década de mandato na Câmara Municipal de Lisboa. Só por isso, foi "obra".

Portanto, aqui, ao contrário de outros autarcas da cidade de Lisboa, não houve desígnios nem chamamentos para Belém nem para outras funções, Krus Abecasis criou raízes na CML e aí fez a sua obra e lavrou alguns dos seus sonhos - recentrando na gestão da cidade de Lisboa uma das funções mais nobres de Portugal.

E como foi um dos fundadores da União das Cidades Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), em 1985 e da Fundação Cidade de Lisboa, em 1989, seria normal que fosse homenageado a título póstumo. No fundo, um tributo à memória para que o presente e o futuro sejam mais promissores.
Ainda que fosse mais visual do que no detalhe a memória que guardo deste autarca, que "dormitava" nas conferências onde ia mas que no final respondia a todas as questões com um rigor extra-matemático, é hoje associado ao seu legado a ideia de alguém que teve visão para Lisboa e tentou fazer da cidade um agente transformador e cosmopolita do seu tempo, do nosso tempo - cuja obra hoje outros continuam, embora ajustada a novos contextos de desenvolvimento social e urbano, envolvendo novos desafios de modernização a que o ritmo do tempo e da civilização obriga.