quinta-feira

A composição do novo Governo: continuidade, renovação e algumas surpresas

Antecâmara:
A composição de um Governo é sempre um compromisso entre continuidade (naquilo que há de bom na equipa anterior), renovação (com injecção de pessoas qualificadas oriundas da sociedade civil e com provas dadas) e capacidade reformista nos sectores da sociedade mais resistentes. Constituir um governo é, pois, cruzar o risco com a segurança, a competição com a protecção, a capacidade de gerar equilíbrios em função dos recursos disponíveis. Este governo espelha esses compromissos (políticos, económicos e técnicos), mas aguardemos para ver a representação no terreno destes novos actores, a 2ª equipa através dos secretários de Estado - em inúmeros casos, de grande importância. E depois a forma como as oposições se comportarem no plano doméstico e de qual for a evolução do comportamento da economia mundial e europeia sobre as variáveis internas - de que depende, em rigor, as condições endógenas e exógenas do nosso próprio desenvolvimento - que deve convergir cada vez mais com os índices de desenvolvimento socioeconómico dos países europeus que hoje estão no pelotão da frente.
José Sócrates apresentou, esta quinta-feira, a constituição do XVIII Governo Constitucional o ao Presidente da República. O novo Governo vai ter cinco mulheres em 16 ministros e apresenta no seu conjunto oito novos ministros.
Num total de 16 ministros, são novos Alberto Martins (Justiça), António Serrano (Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas), António Mendonça (Obras Públicas, Transportes e Comunicações), Dulce Pássaro (Ambiente e Ordenamento do Território), Helena André (Trabalho e Solidariedade Social), Isabel Alçada (Educação), Gabriela Canavilhas (Cultura) e Jorge Lacão (Assuntos Parlamentares).
Transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional, mantendo as mesmas pastas, seis ministros: Luís Amado (Estado e Negócios Estrangeiros), Teixeira dos Santos (Estado e Finanças), Pedro Silva Pereira (Presidência), Rui Pereira (Administração Interna), Ana Jorge (Saúde), Mariano Gago (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Embora mudando de pasta, continuam também no Governo Augusto Santos Silva (transita dos Assuntos Parlamentares para a Defesa Nacional), Vieira da Silva (muda do Trabalho e da Solidariedade Social para a Economia, Inovação e Desenvolvimento).
João Tiago Silveira, que foi secretário de Estado da Justiça, assume agora as funções de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
Lista dos ministros propostos pelo primeiro-ministro, José Sócrates, ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva:
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Dr. Luís Filipe Marques Amado
Ministro de Estado e das Finanças Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos
Ministro da Presidência Dr. Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira
Ministro da Defesa Nacional Prof. Doutor Augusto Santos Silva
Ministro da Administração Interna Dr. Rui Carlos Pereira
Ministro da Justiça Dr. Alberto de Sousa Martins
Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento Dr. José António Fonseca Vieira da Silva
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Prof. Doutor António Manuel Soares Serrano
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Prof. Doutor António Augusto da Ascenção Mendonça
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território Engª. Dulce dos Prazeres Fidalgo Álvaro Pássaro
Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social Drª. Maria Helena dos Santos André
Ministra da Saúde Drª. Ana Maria Teodoro Jorge
Ministra da Educação Drª. Isabel Alçada (Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar)
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prof. Doutor José Mariano Rebelo Pires Gago
Ministra da Cultura Drª. Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Ministro dos Assuntos Parlamentares Dr. Jorge Lacão Costa
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros Dr. João Tiago Valente Almeida da Silveira
Governo José Sócrates Política Portugal
Sublinhamos o nome de Gabriela Canavilha para a pasta da Cultura. Sendo uma pianista dá vontade de dizer que a Música (a boa música) regressou à Cultura. De resto, a música é um dos seus ingredientes, por isso desejamos boa sorte à Maria Gabriela e ao restante elenco governamental.