sábado

A campanha da Manela e a dança indiana Loka

Estará ela a referir-se às suas lamentáveis declarações proferidas no American Club?!
Não, ela não está a defender novamente o regresso da ditadura para reformar o país (congelando a democracia), ela está a criticar Vital Moreira, candidato independente apoiado pelo PS às europeias - por este ter descrito a cegada que se tem passado no BPN (conhecido como o banco do cavaquistão) como uma "roubalheira", segundo expressão de Vital Moreira. Que é, aliás, a linguagem que o povo usa nas ruas...
Neste sentido, há um sentimento de identificação semântica do zé povinho com a expressão (rude, embora apropriada e realista ao caso em apreço) à expressão de Vital.
É óbvio que se Vital Moreira estivesse no American Club a dissertar sobre as virtualidades da democracia (sobre a ditadura - que parece ser o regime político da manela) teria utilizado uma expressão mais sofisticada, como desfalque, fraude, abuso de confiança, gestão ruinosa, etc. Mas como estava numa acção de campanha em Évora até foi apropriado o uso daquela expressão: roubalheira - que eu próprio também subscrevo, seja em público ou em privado.
Lamentavelmente, já não se pode dizer o mesmo da srª Ferreira que sempre que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira: sobre os investimentos públicos, sobre questões de género, sobre a Caixa Geral de Depósitos (para onde queria ir mas Sócrates vetou o seu nome, e bem!!) e sobre a generalidade das políticas públicas em Portugal.
Alguém está a ver a srª Leite em representação de Portugal num encontro bilateral em Washigton dc? Eu não estou...
Alguém a está a ver numa reunião na NATO a dissertar sobre políticas de segurança e defesa? Eu não estou..
Alguém a está a ver na ONU a falar de direitos humanos, cooperação económica e apoio ao 3º e 4º mundo?! Eu não estou...
Alguém a está a ver a coordenar uma reunião com os PALOPs (os cinco africanos mais o Brasil e Timor Leste) a gizar futuras políticas lusófonas?! Eu não estou...
O que estou a ver é o líder dos cinco países africanos de expressão oficial portuguesa a perguntar à Manuela o que pretendeu exactamente dizer quando referiu o que referiu no American Club...
Por outro lado, a srª leite gosta de se apresentar como economista, mas basta ouvi-la 18 segundos para perceber que pensa, fala e gesticula como uma contabilista duma "Piquena" e Média Empresa (falida) do Vale do Ave a postular a política dos açoites aos seguranças das portarias das respectivas empresas sempre que cheguem atrasados meia hora ao seu posto de trabalho.
É óbvio que quando se pensa em Leite não se imagina a srª para PM, aquilo que vem imediatamente à memória é um pensamento mais comezinho: que mal fez o PSD ao mundo para ser receptáculo duma dirigente tão pobre na substância, no discurso, na doutrina e na práxis política que se seguiu ao Congresso de Guimarães. Já não falo no estilo, porque esse de morrer...
Farto-me de procurar razões para esta desgraça e só encontro dois culpados: um mais remoto, outro mais imediato. Aquele é Durão barroso que ao abandonar Portugal para ir para a Europa deixou o PSD entregue a um saco de gatos, ou seja, um partido sem liderança, sem identidade, sem norte, sem estratégia e sem projecto; este é Pedro Passos Coelho, o jovem mais idoso do PSD que de tanto adiar a sua promessa ainda se esquece do seu próprio nome.
De tudo resulta uma equação que salta à vista, já que a Manela é um pólo de virtudes, um gerador de energias, um centro irradiar de calor político... Por tantas e tamanhas "virtudes" só me veio à memória esta dança indiana - altamente enérgica - Loka.
Pergunto-me se será esta a imagem que a Manela procurará dar de si até ao Verão, tempo a partir do qual o PSD terá de convocar novo congresso para arrumar a casa e encontrar um líder. Desta vez, a sério, ou à séria..
Até Paulo Rangel, coitado, merecia melhor, em vez de andar a servir de pombo correio no hemeciclo a retransmitir as baboseiras da srª leite - que carece permanentemente do tradutor automático fornecido pelo ex-maoista e seu grande amigo e conselheiro Pacheco Pereira.
Dança Indiana Loka