sábado

Films Chicken a la Carte by Ferdinand Dimadur. Reflexão sobre a fome e a pobreza

Nota prévia:
O olho clínico-fílmico de Dimadura deu este compacto, uma realidade social terrívelmente contrastante que nos deve a todos deixar a meditar, desde os poderes públicos à chamada sociedade civil. Fica a nota articulada com um agradecimento à Raquel por ter tido a bondade e a sensibilidade de o ter partilhado.
Já agora, adiciono só mais uma notinha: em tempos, quando Agostinho da Silva era vivo - teve a bondade de me explicar algo que tendemos a esquecer. No Ocidente, dito desenvolvido, branco e tecnológicamente avançado, as pessoas cumprimentam-se com um Viva, Olá, Como passou, etc. Nos países dos 3As (África, América Latina e Ásia) a fórmula muda e assuma outro comando: Então, já comeste hoje?!
É óbvio que esta distinção da geografia da fome, para evocar um conceito do prof. Josúe de Castro, esbateu-se por força do alargamento das condições geradoras de pobreza à escala planetária, razão pela qual a fome hoje integra a sociedade intra-europeia - esmagando-nos e envergonhando-nos a todos nós.
Seja como for, e ainda que o ângulo de Dimadura não seja inteiramente original, não deixa de ser útil e reflexivo a fim de pôr as autoridades, as empresas, as organizações em geral a pensar para encontrar soluções alternativas no combate à pobreza global.
Mas também aqui a economia parece ser resiliente à inovação, à caridade e ao desenvolvimento para todos, pois mesmo que os PIBs das economias faça o seu take-of - tal não é liquido que a redistribuição da riqueza passe a ser mais eficientemente redistribuída, pelo que continuará a haver pobres no mundo, e aquele efeito contrastante de alguma opulência típica da sociedade de consumo por contraponto à miséria dos que nada têm (embora não tenham perdido nem a fé nem os valores) - será sempre uma constante que acompanhou, acompanha e acompanhará a história da própria civilização (maldita).
Numa apalavra: o Desenvolvimento implica sempre que muitas pessoas fiquem pelo caminho nessa trajectória de melhoramento e progresso humano. A economia não faz milagres, os que vivem bem - mesmo que não sejam egoístas também não têm instrumentos para por termo à fome e à pobreza, e enquanto Deus não desça à terra e faça um milagre convergente com este tipo de preocupações - uns quantos pensarão sempre que Ele não passa dum grande brincalhão que nos intervalos da sua desatenção se esquece dos seus deveres.
Films Chicken a la Carte by Ferdinand Dimadura