segunda-feira

Para Marcelo o problema de Ferreira Leite é o Pacheco (um conselheiro-tóxico)

Uma das grandes vantagens do analistas políticos é que podem explorar o efeito de perturbação das suas palavras e formulações sem estarem obrigados a justificar os fracassos dos seus diagnósticos ou até a construir o sucesso das estratégias partidárias dos actores analisados.

Marcelo sabe muito bem que isto é assim. Contudo, persiste em mistificar a análise com joguinhos de palavras que não colam à realidade. Ou por pura hipocrisia ou por excesso de delicadeza, para não melindrar a srª Leite (ocultando-lhe a verdade). Ou seja, Marcelo sabe de ciência certa que Ferreira Leite não tem vocação nem capacidade para cargos executivos, muitos menos aqueles que estão expostos a elevados graus de exposição, exigem muita liderança e comunicação, padecem de stresse e exigem perfis executivos que manifestamente a srª Ferreira não dispõe, nem que nasça mais três vezes nesta vida. Está inscrito na natureza nas coisas, não se pode mudar.

Ainda assim, o que Marcelo diz? Que o problema na líder do psd reside na falta de imagem, e que, por isso, com mais imagem resolverá os constrangimentos hoje colocados por pessoas como Pacheco Pereira, os tais conselheiros tóxicos que têm contribuído para o afundanço nas intenções de voto de Ferreira leite.
Em rigor, Marcelo acha que mais maquiagem e uns vestidinhos mais irreverentes como mini-saia dos anos 70 - a srª Leite resolveria o problema. Se ela se livrar de Pacheco, seguindo o fio mental de Marcelo, ainda melhor, estaria então criada a imagem duma "Claudia Shiffer" e uma liderança à Churchil, e nesse contexto Leite ganharia não só as legislativas em Portugal - como também seria eleita a Miss Costa da Caparica - versão Inverno (com o Marcelo como júri, evidentemente). E se Leite concorresse sózinha, melhor seria: ficaria logo em 1º lugar..., e ninguém contestaria o concurso.
O problema, bem vistas as coisas, não está na srª Ferreira leite que, coitada, nutre-se da ilusão que lhe vendeu Marcelo, Pacheco, Aguiar-Branco, Marques Guedes e mais uns quantos que gravitam na Lapa. Os mesmos que têm alimentado a ilusão à srª de que ela consegue chegar lá...
E a ajuizar pela irreverência que a contagiou com os placards do pinócrates em Setúbal made in jotinha laranja - a srª Ferreira Leite talvez chegue à terra do "carrrapau", mas já não regressa.
Aqui a dúvida não consiste em saber porque razão Leite vai além da Trafaria, mas determinar por que razão Marcelo persiste em não falar verdade.