quinta-feira

Cavaco Sim ou Cavaco Não?! A marcação das eleições

Obs: Diria que o 1º grande teste à solidez da relação politico-institucional entre Belém e S. Bento decorre do modo como Cavaco racionalizar o agendamento dos momentos eleitorais em 2009. Ao Governo interessa ligar eleições legislativas e europeias (que já aconteceu), neste caso antecipando o acto eleitoral. Já não interessará ligar legislativas com autárquicas - para evitar autofagia eleitoral.
Cavaco, que já percebeu isso, irá fazer "render o peixe" e agirá conforme lhe aprouver. Mas do tipo de decisão que o PR vier a tomar, viabilizando (ou não!!!) aquilo que Sócrates deseja - e que parece o mais sensato para o País (ligando legislativas a europeias), resultará o quadro da interpretação que ambos fazem um do outro na contenda política pós-Estatuto dos Açores.
Ou seja, se Cavaco ratificar a opção legislativas-europeias - Socas e Cavaco podem, de novo, fumar o cachimbo da paz; se, ao invés, Cavaco quiser ser formalista e impedir essa opção obrigará aos 3 actos eleitorais separados entre si, e aí o clima pode não se distender entre Belém e S. Bento, além do país gastar uma pipa de massa. O que seria de evitar em conjuntura de recessão.
Há ainda a opção (mais remota) de ligar autárquicas-às-europeias, mas essa não será aceite por ninguém.
Haverá ainda a solução à "Campo Pequeno": tudo ao molho. Trinta anos de democracia (exceptuando aqui a situação vergonhosa na Madeira de Al berto a que Cavaco fingiu não ver) seria o certificado de garantia dessa maturidade democrática.
Aguardemos pela autenticidade (legislativas-europeias) ou pelo ressentimento de Belém (3 actos eleitorais).