quarta-feira

TC chumba contas de Santana

TC chumba contas de Santana, in CM
O Tribunal de Contas (TC) chumbou as contas referentes aos dois primeiros anos do mandato de Santana Lopes à frente da Câmara Municipal de
Lisboa (CML), devido a irregularidades relacionadas com a falta de informação sobre a realidade financeira e patrimonial da autarquia.
De acordo com os relatórios do TC relativos às gestões de 2002 e 2003, algumas das situações descritas, que os serviços camarários dizem ter corrigido, continuaram a fazer parte das irregularidades apontadas nas outras gerências analisadas, assinalando que muitos documentos “não traduzem ainda valores correctos”.
O TC aponta nomeadamente a inexistência de Norma de Controlo Interno na CML, a não identificação total do património da autarquia e a "constatação de vários itens nas reconciliações bancárias sem os documentos de suporte", uma situação confirmada pelo próprio município no exercício do contraditório.
Obs: Pergunte-se a Santana Lopes se recorreu ao método da contabilidade criativa ou se a outro método de finanças mais imaginativo que, em grande medida, explica o buraco financeiro que deixou na tesouraria do Município.
O mais curioso, para não dizer surrealista, é que o fautor deste buraco financeiro na vida da autarquia - é apresentado como candidato à CML pelo PSD nas eleições de 2009. Em breve ainda se faz o revisionismo da história para se passar a dizer que foi Santana o 1º homem a pisar a Lua.
Aguarde-se.