Papa diz que crise financeira mostra que dinheiro é ilusão

- Vemos agora, no colapso dos grandes bancos, que o dinheiro desaparece, ele não é nada - disse o pontífice. O tumulto financeiro, o pior desde a Grande Depressão, empobreceu os investidores em centenas de bilhões de dólares e quebrou instituições bancárias que, meses atrás, pareciam intocáveis.
O pontífice, usando uma metáfora bíblica, disse que as pessoas que ignoram o mundo de Deus para buscar a riqueza construíram suas casas sobre areia, em vez de uma base sólida de fé. Foi uma possível referência ao colapso do mercado imobiliário norte-americano, que despertou a crise.
- Quem constrói sua vida sobre essa realidade, sobre as coisas materiais, efetivamente constrói sua casa sobre areia. Somente o mundo de Deus é a base de toda realidade - disse.
Obs: Daqui informo Sua Santidade - o Papa Bento XVI - que apesar da minha árdua fé ainda aguardo pelo meu Duplex em Cascais (com vista para o mar e para a serra). Nem que tenha de fazer a maratona da leitura da Bíblia. Até podemos começar logo pelo Eclesiastes, e assim punha-se logo fim a muita ilusão vendida a pataco ao povo mais alienado, desde logo uma alienação que também é alimentada - infelizmente - pela Igreja de Roma - cujo capital também é investido em acções e se atreve a jogar em bolsa. Aqui já não há ilusão, só hà fé... Fé e muitas mais-valias depois dispersas pelas empresas onde os capitais são aplicados. Regresse-se à economia de escambo com vista à eliminação da especulação. O que seria um milagre...

<< Home