segunda-feira

Sócrates anuncia 18 mil vagas em 400 novas creches

Sócrates anuncia 18 mil vagas em 400 novas creches, in DD
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta segunda-feira a construção de 400 novas creches, criando 18 mil novas vagas nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa.
José Sócrates, que falava no âmbito da cerimónia de inauguração da creche e jardim-de-infância da Misericórdia da Trofa, em S. Romão do Coronado, disse que as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa são as zonas «que mais necessitam» destas creches.
«É aqui (áreas metropolitanas) que temos maior necessidade, é aqui que temos listas de espera, é aqui que as famílias mais necessitam de ajuda», frisou Sócrates.
Estas creches, que deverão estar concluídas, o mais tardar, até início de 2010, serão construídas no âmbito da terceira fase do programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
Segundo o primeiro-ministro, disponibilizando mais creches, o Estado está a apoiar as famílias mais jovens e proporcionando-lhes condições para que tenham mais filhos.
Obs: A medida parece ser boa porque infra-estruturante e pensa a médio e longo prazos, resta saber se a taxa de Natalidade acompanha a construção de tanta creche. Se assim não for afecte-se parte da medida que agora é canalizada para as escolas - no apoio à fertilidade dos casais.