terça-feira

Evocação de Peter Drucker. Ser economista?!

Depois de muita gente considerar o fundador da Gestão como um economista, há uma história sobre Keynes que o afastou de tal caminho. A coisa é simples e conta-se numa penada:

Quando estive em Londres nos anos 1930, eu apanhava o comboio uma vez por semana para ir assistir às aulas de John Maynard Keynes, em Cambridge. Havia muito "diz que disse" naquele ambiente. Keynes era homossexual e estava casado com uma linda lésbica e o casal era motivo de grandes conversas na época, como imaginam, mas o meu interesse não eram esses "detalhes". Nas aulas, subitamente, apercebi-me que Keynes e todos aqueles brilhantes estudantes de economia falavam do comportamento das mercadorias e não das pessoas!. Eu disse para comigo que o que me interessava eram as pessoas, e que sendo assim nunca poderia vir a ser um economista.

in Peter Drucker, de Jaime Cardoso e Jorge Nascimento Rodrigues, CA, 2006