segunda-feira

Algumas Notas Soltas de António Vitorino - aqui do burgo -

(...)
Paulo Rangel anunciou, esta segunda-feira, após o Presidente da República ter voltado a vetar o Estatuto Politico-administrativo dos Açores, que vai exigir que o PS altere as normas do documento que levantaram dúvidas a Cavaco Silva.
«Não há propriamente uma semelhança entre o primeiro e o segundo veto» do Chefe de Estado, porque enquanto o primeiro «foi por inconstitucionalidade», o segundo deve-se a «uma apreciação politica», começou por dizer
. (...) in TSF
António Vitorino arrumou a questão perguntando aos seus botões por que razão Cavaco não enviou, ab initio, a questão para o TC, competente para ajuizar dessa alegada inconstitucionalidade.
A questão embrulhou-se, pelo meio meteu-se uma coisa que só envenena as relações pessoais e políticas: o capricho. E agora é o capricho que comanda as emoções do grupo parlamentar do PS e de Belém. Enfim, tempo perdido, apesar de se pensar que, na essência, Cavaco tem razão: os poderes presidenciais não podem (e não devem) ser condicionados por uma lei ordinária - colocando as assembleias regionais acima da própria Assembleia da República em matéria de audição para eventual dissolução. Ninguém gosta que nos vão ao ninho roubar os ovos, mais-a-mais à nossa frente...Mas se Cavaco tem razão na substância, foi mal na forma nesta polémica questão do Estatuto dos Açores.
Portanto, antes da questão ser política - ela é Constitucional. É um pico de tensão que dá sal ao relacionamento entre órgãos de soberania. Enquanto isso o mundo vai entrar entra em recessão - com a Alemanha e os EUA - a demonstrar a sua fraqueza, e até a China que crescia quase 10% ao ano vê agora o seu crescimento reduzido a metade.
As bolsas e os fundos de investimento - reflectem aquela recessão, desvalorizando-se. Mas nem tudo parece ser mau: a taxa euribor baixou, o mercado interbancário retomou a normalidade (graças aos fundos soberanos), o Fed nos EUA baixou a taxa de juro, movimento que foi seguido na Europa através do BCE.
Mas como não há almoços grátis, as chamadas indústrias de ponta, como o sector automóvel também acusam a crise, que se agrava pela alta do petróleo - que obrigará o sector a inovar e a mudar o paradigma da construção de automóveis e na utilização das suas fontes de energia. Ainda assim, a previsão de crescimento da economia nacional para 2009 é de 0,6%, na Alemanha é de 0,2% - o que é mau para a Europa, visto que a Alemanha é um motor importante no coração do Velho Continente.
Em suma: a crise está aí, veio sem ser convidada, insinua-se, ofende-nos, difama-nos, injuria-nos, humilha-nos e oprime-nos. Cospe-nos cara sem que possamos ripostar. Nem com caçadeira de canos cerrados. Entra em nossa casa, invade o nosso WC, mete-se na cama connosco, lava-nos os dentes (quando não os parte deixando-nos a gengivas a sangrar), esvazia-nos o frigorífico e o tanque de combustível do carro, abre-nos um imenso espaço na dispensa e o mais.
O desemprego também irá subir, facto que é já registado nos CE e, como se isto não bastasse, ainda temos uma líder da oposição, Ferreira leite (a governanta da Moviflor da Lapa), que considera que o Estado não deve desenvolver um programa de investimentos públicos para motorizar a procura, desenvolver e modernizar o país (em infraestruturas como barragens, aeroportos e infraestruturas aeroportuárias, redes viárias, etc) como forma de contrariar a dinâmica de crise - que poderá descambar em recessão e, nos casos mais graves, em depressão.
No final, AV deu conta duma notícia importante, segundo a qual a Comissão Europeia irá relançar um programa de financiamento e apoio às redes transeuropeias (onde estará ao TGV e o aeroporto) nacionais.. Por isso, fez pouco sentido quando Judite perguntou se entre o TGV e o aeroporto internacional de Lisboa - qual deles faria mais sentido. António Vitorino, que sabe mais com os olhos fechados do que meio mundo de olhos abertos, riu-se...
E se calhar fez bem em se rir. É que Obama vai "limpar" as eleições na América. E quando isso suceder (já no próximo mês) - as políticas sociais e o take of da economia mundial tenderá à retoma, e isso, a acontecer, será bom para a América mas também para a europa e para o mundo.